terça-feira, outubro 7

SUN Microsistemas anda a pagar caro.

Como disse antes nao acredito no futuro da SUN.
A SUN Nunca havia de ter em suas lides o Linux como principal produto, alias os seus executivos sempre foram apologistas e peremptorios em afirmar isso. A SUN é um fracasso como empresa, um fiasco. A SUN desde 1980 anda a perseguir a Microsoft no Desktop e mesmo assim nunca obteve sucessos, e mais uma vez se ha de confirmar o total fracasso do Mad Matter. Nao acredito na SUN, os seus produtos nao tem saida. Olhem :

Solaris- Um autentico fracasso de servidor. Em menos de um mes de uso o Windows Server 2003 ja o havia ultrapassado em termos de uso segundo dados da Netcraft.

SUN One- Uma autentica decepçao. Quando foi lançado eu esperava mais dele. Ele vem tentar ser uma alternativa em termos de serviços abrangentes e servidoria. Agora eu pergunto. Quem o tem usado?

Java- Deu o que falar e ainda tem dado, mas mais uma vez nao acredito no futuro dele. Ele era o unico de sua especie. Ele gabava-se do Bytecode. E Hoje? Usado em telefones e sistemas moveis e computadores. Mas aonde ele vai parar?
Alias dados recentes publicados pela IDG mostram que em a tecnologia .Net ultrapassou o Java, e nem precisamos falar que o .Net conquistou mesmo os chavoes durissimos do SF. Ex: O Projecto Mono.

Star Office- Uma aberraçao de office. O SO nao tem sequer comparaçao plausivel de ser discutida com o MSOffice da Microsoft. Notem nao quero ser demasiado laconico, mas dados(Folha) mostram que mesmo pelo arranque o SO nao supera o MSO. Muitos dos supostos suportes a arquivos do MSO sao um fiasco. Para quem, ja uso o SO sabe do que falo, e como aquele suporte nao tem qualidade nenhuma. Como eles podem querer que ele seja adotado se ele nao possui a qualidade do DevilOffice.

Fracassos- Desde 1996 que o criador do Java pensava que ia derrotar a Microsoft com o java. Debalde, nem ao ponto de iguala-la eles conseguiram.
Mad Matter- Um autentico abuso. Olhem apenas para o Marketing deles:
CANSADO DE WINDOWS? USE MAD MATTER.
Sim mas eles esqueceram-se de dizer que o preço deles nao convence, e se nao convence mais vale ir adquirir o Visual Studio do vizinho Joaquinito.

Tacticas de desespero- Outro grande da SUN. Pagar a especialistas de gabarito como Bruce Scheiner para publicarem o
CyberInsecurity the cost of Monopoly
O documento em si tem logica, mas pelo simples facto de ser um documento pago pelos maiores rivais da Microsoft ele perdeu total credibilidade e sanidade. Imagine: O teu rival podia falar bem de ti?
Alguns pontos desse documento.
- Usar o poder de compra para acabar com a Cyberinsecurity, sugeria em si comprar os produtos da SUN. E os produtos da SUN nao possuem Bugs? A SUN deve ser o pior exemplo de empresa que nao se preocupa em corrigir os bugs dos seus produtos. Muitas das vezes criticamos a Microsoft por causa dos patches(com alguma razao) mas nao posso de forma alguma vendar os olhos face a uma SUN que afirma publicamente desinteresse em em corrigir os bugs e publicar os pacthes?
Mas eles nao tem culpa. Afinal quem anda interessado em comprar SOLARIS? A modulo e a globo talvez, mas olha como eles sofreram com essa adoçao. A Globo chegou mesmo a trocar de servidores e a Modulo a reconstruir um tal portal.

Compromentimento com o Software Livre.
Quem a SUN? hahaha.
A SUN nao se interessa com nenhum software livre o seja o que for. A SUN apenas adotou e colocou o Linux em alguns de seus servidores para concorrer com a IBM e a HP que estavam fazendo o mesmo.
OpenOffice- Aonde ? a SUN quis reduzir o custo de desenvolvimento do seu office com alguns gadjets dos programadores baratos do SF e mais nada. Ela nunca quis ser boazinha samaritana meus senhores.
E porque nao?
Simples, olhem para esta entrevista:
http://www.eweek.com/article2/0,4149,1274614,00.asp


Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)