terça-feira, maio 22

Declarações de NegroPonte mostram sua ingenuidade.


As reacções de NegroPonte do projecto OLPC, mostraram mais uma vez que muito do movimento em torno do software livre ainda possui uma certa ingenuidade que eles mesmos preferem nao encarar.

NegroPonte nao podia esperar que a Intel (que lançou o projecto classmate, com suporte a Windows e Linux) e a Microsoft ficassem impavidas e serenas olhando para seu projecto ganhar notoriedade e elas perderem um nicho de milhoes de dolares. Se ele quisesse ter sucesso, tinha de se acautelar perante esses papões.

Mas ele nao fez isso, preferiu ignora-los achando que nao era um mercado que interessava a eles. Pelo contrario, ele acabou abrindo um segmento lucrativo que sao os computadores para garotos de baixa renda em países em desenvolvimento.

Ao dizer que a Intel deveria ter vergonha NegroPonte na verdade quiz dizer que ela nao estava interessada em ajudar os desfavorecidos, mas que estava ali pelo dinheiro. É uma afirmação que eu nao discordo, embora ache certo a Intel tentar concorrer tambem. Cabe a OLPC tomar as medidas certas se quiser manter um certo nicho.

NegroPonte é muito inteligente, mas errou ao tentar passar ao lado desse pessoal.