quarta-feira, maio 23

Ainda sobre Worm que afecta OpenOffice e Linux. Má Reputação impede Augusto Campos de postar noticia, no br-liinux.


Segundo infos da IDGNow:

O primeiro worm de múltiplas plataformas feito especialmente para as suítes de código aberto OpenOffice.org e StarOffice tem preocupado os responsáveis por ambientes deste tipo de aplicativo. Eles temem que o fato afete a reputação da segurança das suítes.

O que irritou os adeptos ao código aberto, contudo, é o simples fato de existir um worm funcional que pode explorar as características dos scripts do OpenOffice para realizar ações potencialmente maliciosas e espalhá-las na internet.

Os vírus de macro têm sido espalhados há décadas devido a um problema muito conhecido no Microsoft Office. O que aumenta a perplexidade é que foi criado um worm prova de conceito que pode explorar o OpenOffice, suíte relativamente nova, exatamente da mesma forma.

O Badbunny roda quando um usuário abre um arquivo chamado badbunny.odg. Ele tenta baixar e mostrar a imagem de um homem em um terno de coelho em meio a um ato sexual na floresta, de acordo com a Sophos.

O worm carrega diferentes ações, que variam de acordo com o sistema operacional - Mac OS X, Linux ou Windows. No Linux, ele tenta espalhar o worm via XChat ou scripts de mIRC.

O diretor da Sophos, Mark Harris, disse que o worm parece foi escrito apenas para provar que o OpenOffice e o StarOffice podem facilmente suportar este tipo de malware.

Integrantes da comunidade de código aberto disseram ser absurdo que nenhum mecanismo tenha sido ajustado, mesmo em aplicações modernas de código aberto, para eliminar tais perigos como o vírus de macro.


*****************************************

Por ser aberto, ele é mais seguro, dizem alguns.
Depende do referencial, digo eu.

Tenho pena de quem tem dor no cotovelo, para publicar isso.



Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

Virus de OpenOffice infecta varias plataformas.

Segundo infos da Securityfocus, o mesmo infecta computadores, Linux, MAC e Windows que possuam OpenOffice instalado.

No Linux por exemplo, ele tenta se espalhar para outros computadores.

De recordar que esse não é o primeiro.

Mais virão com toda certeza, se os meios o justificarem.

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

E agora? Autor da GPL diz que Google tem dever moral de revelar códigos

Companhias como o Google, que estruturam seus negócios em softwares como o Linux, têm o dever moral de contribuir com a comunidade de software livre, disse um proeminente advogado do software livre na quinta-feira (23/05).

Eben Moglen, professor da Universidade de Columbia e presidente da Software Freedom Law Center, acrescentou ainda que esta seria uma boa atitude, já que as licenças não vão exigir que isso seja feito em curto prazo.


O Google já contribui para muitos projetos de código aberto, incluindo o Linux, mas observadores dizem que ele poderia fazer mais. Mas segundo Moglen não há planos de forçar um modelo de contribuição pela GPL.

“Eles têm responsabilidades éticas e morais de retornar pelo menos as modificações que são críticas ao seu negócio e que têm valor à comunidade”, defendeu ele. “Veremos com o tempo se serão necessárias medidas adicionais para garantir colaboração na comunidade”.

O Google ampliou seus esforços em software livre nos últimos dois meses, segundo Chris DiBona, gerente de programas de código aberto do Google, por e-mail. Recentemente o Google e a FSF fecharam um acordo de contribuição que permite à empresa colaborar mais em projetos como o GNU C Compiler e fazer correções para o Emacs e outras ferramentas para Linux.


Nao acho que o Google vai 'revelar' grandes coisas, isso é quase como segredo de estado, seria vender a empresa para a concorrencia. Vao concerteza dar umas contribuiçõeszitas, para alegrar a galera.

Retirado de: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/05/23/idgnoticia.2007-05-23.3081941386

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

Mark Shuttleworth para radicais: Microsoft não é a maior ameaça.


Referindo-se as patentes, o criador da distro Ubuntu (que eu ja usei) referiu que a Microsoft não é o maior problema na questão de patentes. Ele afirma inclusive q a Microsoft poderá brevemente deixar essa polemica de lado, porque apenas prejudica ela.

Segundo esta frase retirada do Br-Linux:

Na conclusão do post, Shuttleworth esclarece que não pretende demonizar os detentores de patente. Ele argumenta que essas empresas ou pessoas não são exploradores, mas apenas bons inventores que conseguiram investimento e atuam dentro da lei. "O problema não está nos detentores de patente, mas sim no sistema de patentes", conclui.”

Um facto que me vem a mente agora, é que alguns anos atrás, a IBM referiu que nao iria processar qualquer usuario de software livre, se este violasse alguma das suas milhares de patentes. Eu nao sei até que ponto e até QUANDO, isso pode ser verdade (daqui a 30 anos por exemplo).

Se a maior parte dos partidarios do software livre tivessem essa visao genial dum cara tao inteligente como o Shuttleworth (que ja teve sucesso vendendo software proprietario), certamente quye contribuiriam melhor para a sua comunidade. O radicalismo (xiitismo) exagerado nao leva a nenhuma solução, atrapalha confunde e até afugenta (como aconteceu comigo).

Infelizmente o que está faltando para a maioria deles, é isso mesmo. Inteligencia e experiencia em desenvolvimento de software (que software o Augusto Campos já desenvolveu?), se eles tivessem isso, certamente que as suas posturas seriam menos maliciosas e conseguiriam atrair mais gente inteligente, em vez de cegos ideologicos e nada tecnicamente habilitados, como aqueles que o Augusto Campos gosta de ver comentar.

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

É desses que a IBM e outras gostam.

Parece ter caido do ceu, só para servir de graça os papões yankees.
Procura emprego numa multinacional com toda certeza.

Isso é um abuso a profissao de cientista de computação. Desse jeito ninguem nos vai mais respeitar. Cada dia esse movimento se torna mais perigoso para a nossa sobrevivencia. É quase uma loucura viver desse jeito no nosso país. Imagine sustentar mulher e filhos desse jeito.

O Marcelo Tossati? Pô, nao apelem.

Quem vive sabe o que falo, senao do resto...

Sem comentarios.

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

2 pesos, uma medida

A recente decisao de alguns usuarios de software livre, de 'pedirem', a Microsoft para processa-los, acaba por mostrar que falta um sentido de coordenação nesse movimento. Uma atitude como essa demonstra a estupidez e falta de trabalho que ainda roda a maior parte desse movimento.

Porque o Marcelo Tossati nao colocou lá o seu nome?

Por outro lado, seria uma boa Manchete, para um desempregado qualquer:

Usuario, levado a tribunal por usar software livre.

O cara viraria mártir e celebridade, sem merecer isso. Essa é uma jogada que a Microsoft está atenta, aliás, até o meu filho de 5 anos conseguiria detectar essa jogada tipico duma comunidade composta dos maiores vilões e desocupados que a historia ja viu.


Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)