quarta-feira, setembro 24

Linux mais seguro que Windows ?

Um artigo publicado na week(http://www.eweek.com/article2/0,4149,1275872,00.asp) me deixou intrigado. O senhor Steven J. Vaughan-Nichols falou sobre sistemas seguros de uma forma completamente infeliz e triste.
Pelo simples fato do mesmo ser alguem que pertence a comunidade de software livre ou melhor que anda mais ligado pelos lados da segurança de aplicaçoes, eu nao me havia de admirar pelos seus comentarios que em si nao me leva nada mais nada menos a acreditar que se trata da mesma velhacaria dos homens, os mesmos chavoes de sempre, as mesmas aberraçoes do fundo da caverna.

O senhor mencionado acima comparou e em suma quase apenas nao teve o pejo de afirmar que o Linux era mais seguro que o Windows porque existe um tal de BSD que anda com garfos quentes a picar a comunidade de SF e a demonstrar ser o mais seguro e ser mais seguro que o Linux.
O post dele vem numa epoca de desepero. Pelo facto de ele ser o principal poster sobre Linux do week isso volto a repetir nao me espantou. O senhor acima comparou a segurança de um sistema falando sobre virus e mencionando mesmo nomes e apregoando gravidades dos dois sistemas. Uma coisa ele esqueceu-se de dizer:
Existem maquinas windows tetra, ou nao sei se hepta bilhoes de maquinas a mais que o Linux, por isso se surgisse um virus teria de proporcionalmente ser mais abrangente onde existe mais capacidade de alastramento.
Volto a repetir, o editor anda desesperado. Eu Afirmo que um sistema apenas pode ser seguro se o admin ou usuario tiver espirito de segurança. Quem nao se lembra do happyhacker.comou.org nao me lembro que se gabava por ter um sistema FreeBSD sem bugs? Fyodor riu deles porque era constantemente atacados e nao se sabia como. A rotshell terminou por causa disso. Era o principal causador do aumento de Scriptie Kiddies e lammers, e o seu resultado foi acabar pela mesma moeda, foi atacado e humilhado. Todos os sistemas possuem falhas, nao existe sistema mais seguro e mais inseguro.
Eu posso chegar e falar para todos que o MACOSX é mais seguro que o Linux porque nao possui quase falhas nenhumas, eu posso chamar o BeOS de sistema mais seguro que o Linux porque durante este ano eu nao vi nenhuma advisorie falando de qualquer falha neste sistema.

E quanto ao fato de o sistema ser mais seguro pelo fato de ser aberto, isto nao possui qualquer cabimento. Tu podes ter uma equipe de programadores de segurança geniais a criar software fechado e outra de programadores que nao entendem nada de sistemas seguros e nem sabem como faze-los a criarem um software aberto. Eu pergunto qual vai ser mais seguro? O aberto ou o fechado? A news.com.com responde:
http://news.com.com/2100-1001_3-938124.html?tag=rn
Finalizando apenas tenho a dizer:
Nao tarda teremos ai mais uma realidade .
Linux mais inseguro. Use xxxOS

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)