segunda-feira, novembro 29

A infantilidade de uma comunidade sem nivel.

Olá amigos,

tudo bom? Hoje gostaria de contar-lhes um fato interessante que aconteceu há alguns dias.... Lamentável, mas....
Acho que no dia 08 de Outubro aconteceu um evento de Software Livre aqui em Joinville. Esse evento é bem legal porque vem muita gente boa falar sobre solucões interessantes e, também, vem muitas pessoas com idéias radicais e viajadas sobre software livre. Esse evento atrai muitas pessoas devido a qualidade de muitas palestras e, também, porque existem pessoas, que nao tem o que fazer, que gastam seu tempo com idéias absurdas sobre Microsoft X Software Livre.
Ao saber desse evento através do meu colega Glauco pensei que seria ministrar uma palestra.... Idéia pronta e Glauco me colocou em contato com uma dos coordenadores do evento - Glaucio. Glaucio foi super gente fina e aceitou minha proposta. A minha proposta era falar sobre SCLI e como construir soluções para plataforma .NET usando SL. O meu objetivo era mostrar um cenário bem interessante com Webmatrix, SharpDevelop, Nant, NUnit e NHibernate ou Gentle.NET. Ou seja, ia mostrar uma aplicação construída em camadas e usando mapeamento objeto/realcional com .net.
Chegando o dia do evento e eu nao vi meu nome aparecer na lista de palestrantes... Falei com Glaucio e ele acho que tinha ocorrido algum engano e alguém esqueceu de reservar meu horário. Lamentável, mas nao foi nada disso. A outra parte da coordenação chegou a conclusão que eu deveria ser detonado porque eu ia falar sobre Microsfot. Pelo que eu soube, os outros membros ameaçaram explusar Glaucio da coordenação caso eu eu ministrasse a palestra. Achei isso tudo um absurdo e fiquei bem decepcionado com a falta de respeito com os participantes do evento.
Acho que com isso fica provado que muitos no SL levam as coisas pro lado pessoal e, como eu já pensava, tem muita gente confundindo as coisas dentro do SL. Acham que SL é ficar falando merda contra MS ou ficar chorando pelos cantos dizendo que a MS é monopólio. A MS nao tem culpa de ter qualidade no que faz e ter uma estratégia que concorrentes de baixo nível nao tenha espaço nem para respirar...
Creio que minha palestra seria de grande importância para os ouvintes. Isto é, os ouvintes que são pessoas sérias e que são os verdadeiros profissionais de TI. Profissionais que procurarm cada vez mais novas tecnologias para solucionar os desafios propostos pelos clientes. Profissionais que entendem a necessidades dos clientes para agilizar os negócios. Negócios onde, as vezes, o cliente nao está preocupado em quanto vai pagar por licença ou com mão-de-obra e sim com a qualidade da solução e quanto essa solução vai dar de retorno.
O que eu ia mostrar é uma prova de que a mesma comunidade que escreveu soluções maravilhosas para java, também reconhece a qualidade da plataforma .net e autoriza/escreve suas soluções em C#. Eu só queria mostrar a quantidade de soluções abertas que temos e, em especial, mostrar o Webmatrix e Sharpdevelop. Excelentes ferramentas que têm seus projetos reconhecidos pela Microsoft.
Bem, só tenho a lamentar e próximo ano tentarei participar do evento novamente.

abraço a todos,

Renato Guimarães
http://br.thespoke.net/BlogReader/SingleEntry.aspx?id=6185#id6185

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)