segunda-feira, junho 18

Tergiversar da Red Hat pode ser temporario consideram analistas.

via

Entusiastas da idéia de que a Microsoft torne seus produtos mais interoperáveis com tecnologias abertas afirmaram no final da semana passada que ainda esperam que a companhia firme um acordo com a Red Hat, semelhante aos realizados com a Novell, Xandros e Linspire.

“Nós adoraríamos fazer a mesma espécie de negociação com a Red Hat”, afirmou Tom Robertson, gerente geral de interoperabilidade e padrões da Microsoft em uma entrevista à agência de notícias norte-americana IDG News Service na sexta-feira (15/06). “Estamos sempre abertos a falar com eles”.

O sentimento, no entanto, não é o mesmo por parte da Red Hat, que afirma com vigor que não está interessada em nenhum acordo deste tipo. “Nós continuamos a acreditar que o código aberto e a inovação não devem ser objeto de uma taxação sem fundamento que ainda carece de transparência”, afirmou a porta-voz Leigh Day.

Mas, se por um lado, a companhia afirma que não existem planos nessa direção, outros declaram que o acordo é apenas uma questão de tempo. Segundo analistas, é importante ressaltar que os acordos firmados anteriormente com Novell, Linspire e Xandros beneficiam tais companhias em vários aspectos. Além da questão financeira, as empresas em questão ganham acesso à tecnologia Microsoft, o que pode tornar seus produtos ainda mais viáveis no mercado.

“Essas companhias querem negociar com a Microsoft porque o acordo vai tornar seus produtos mais atrativos e mais compatíveis com o mundo Windows”, afirma Michael Silver, analista do Gartner. “Está muito claro que existe valor para essas companhias”.


Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)