segunda-feira, julho 12

Vulnerabilidade de segurança no Mozilla. A culpa é do Windows

Foi reportada uma vulnerabilidade que afecta o Browser de codigo aberto Mozilla que permite a execução de programas no computador alvo. Os sistenas afectados sao o Windows XP, 2000, e parece que NT também(Ando sem Windows pra testar). Ao que parece o Mozilla nao filtra o protocolo do Windows(Shell:) que serve para executar programas de modo mais rapido(shell:windows\\system32\\notepad.exe). Essa vulnerabilidade também havia sido detectada pouco antes no 'famoso' IE.
Só que meus leitores, a comunidade de software livre mais uma vez tentou arranjar uma justificativa argumentando que a vulnerabilidade era do Windows e nao do Mozilla. Eu nem vou perder meu tempo comentando esse assunto porque tudo que tem que ser dito os caras do Mozilla já falaram e admitiram a vulnerabilidade. Não é um Zé ninguem que nao sabe nada de desenvolvimento e segurança só porque tem um script em php que vai vir me dizer outra coisa.
Nao existem duvidas que fica cada dia mais facil ver que a comunidade de software livre tá fazendo tantos inimigos que só ela mesma nao se apercebe. Muita gente quase já nem leva a serio essa comunidade, que faz comentarios absolutamente ridiculos. Parecem um bando de adolescentes que vivem de aproveitar factos inexistentes pra criar noticia. Sao muito infantis mesmo, e assim fica muito mas muito dificil mesmo com esse radicalismo exagerado se converter pra essa modalidade.

Renato Campos(Comunidade Critica Linux)