quarta-feira, fevereiro 9

Software livre. Que interoperabilidade?

Já não é novidade para ninguem que se confunde muito nestes
ultimos anos software livre com software interoperavel(Um termo que
eu não estou sabendo se está certo mas vem do Ingles 'Interoperable').
Mas como atribuir interoperabilidade ao software livre se ele mesmo desincentiva isso? Podemos recorrer aos exemplos dos varios gerenciadores graficos para Linux que não se comunicam entre si, embora estejam ocorrendo esforços para isso? Podemos falar sobre as varias JVMS's livres ou não que não se conversam?(A JVM da MS também entra nessa lista). Ou que tal a confusão do pessoal do JBoss com o pessoal do Geronimo(Apache)? É exactamente a politica de algumas licenças do software livre que permitem que venham existindo muita falta de interoperabilidade entre as diversas aplicações sejam livres ou não, porque elas INCENTIVAM a modificação sem levar em conta ou OBRIGAR a padronização de aplicações.
Vendendo meu peixe a Microsoft quer queiram admitir quer nao, tem feito esforços para incentivar a interoperabilidade.
Por exemplo liberou gratuitamente os XML SCHEMAS do office 2003 o que vai permitir que qualquer aplicativo possa se comunicar com ele. Segundo, os nossos principais produtos se podem comunicar com praticamente qualquer sistema, desde sistemas Mac OS e varios UNIxes como Linux por exemplo; Sistemas NetWare ou redes AppleTalk e variadissimos protocolos da Internet. A constituição da nossa Framework .Net ao contrario da Java permite que varias linguagens sejam especificadas em cima, dai o surgimento de Cobol.Net por exemplo e muitas outras de uma forma tão facil que só idiota não consegue fazer igual. O surgimento de um .Net livre (Mono) só se deu devido a essa forte capacidade do .Net na aposta do padrão XML, o que deixou caras fortemente influenciados pelo software livre como Miguel de Icaza convencidos de que era a aposta certa, abandonando a maçada do Java de uma vez por todas o que tem provocado um forte apoio de grandes como Novell que está baseando seu produto Ifolder nessa tecnologia. Se não fosse isso será que uma recente sondagem Jupiter Research consideraria que 72% dos administradores de TI consideram as tecnologias da Microsoft mais interoperaveis que as outras(ambientes livres)?
Não é mesmo por isso que recentemente a conceituada Waters magazine considerou a framework .NET como o melhor ambiente de desenvolvimento?
Não é mesmo procurando essa interoperabilidade que a Microsoft se preocupa em apoiar projectos livres como SharpDevelop? Ou distribuir software livres como Gcc etc, ou disponibilizar serviços de/para sistemas UNIXes?


Colaboraram
Adelio Santana(Microsoft Brasil) e
Alves da Rocha(Critica Linux e Mono developer)