sexta-feira, novembro 5

Aproveitadores no software livre?

No início de 1998, quando comecei meu trabalho com o Linux, fui taxado por muitos como um louco, que estaria fora do mercado de informática por tentar utilizar um software de nerds. Literalmente “chutei” para o alto toda a “cultura Microsoftiana” que trabalhava e abracei a causa deste novo sistema operacional.
Muitos são oportunistas que nunca escreveram uma linha de código, ou simplesmente nunca colaboraram em nada com a comunidade, e agora “inflam” e batem fortemente no peito dizendo que sempre foram a favor do sofwtare livre. É lamentável constatar o que esses oportunistas estão fazendo com o movimento hoje, desvirtuando em muito a essência e transformando muitas coisas em oportunidades pessoais.

Esses indivíduos hoje tentam sintonizar a voz de uma comunidade, que nunca precisou deles antes, e que se mantém sozinha por si só, pois gera conhecimento e tecnologia. É extremamente decepcionante ver que as pessoas que realmente lutaram pelo software livre hoje estão sendo postas de lado em favor de interesses políticos e econômicos. É lamentável, mas isso está acontecendo e muitas pessoas estão cegas para o fato.

Quem move o software livre não são essas pessoas, e sim os idealizadores de projetos, os programadores e os colaboradores que têm a força de criação, não os oportunistas que tentam laurear para si as honras em busca de ilusões de poder.


Agora eu pergunto. Que adianta ele reclamar? Quando eu falo que tem vicio na coomunidade, vocês se lançam contra mim, agora ai vai uma verdade de quem particpa na comunidade. Nada mais pode ser consertado.
Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)