sexta-feira, maio 18

OpenXML VS ODF. As contradições de Sergio Amadeu.

Segundo noticia publicada ontem no br-linux a Microsoft estaria tentando manipular membros da abnt para que ela aprovasse um padrão aberto o OpenXML. Tais afirmações foram baseadas em afirmações de Sergio amadeu em seu blog.

As declaraçoes de sergio amadeu nao deixam de ser pateticas tanto quanto absurdas. Manipula, transforma verdades em inverdades, etc. Vejamos algumas:

--Governos de todo o mundo estão aprovando a preferência pelo uso de formatos abertos para trocar informações e textos. Assim, uma série de instituições passaram a adotar o formato ODF (Open Document Format) para escrever documentos.--

Fala de governos e instituições mas nao diz quais. Puro FUD.

--Quando temos um padrão aberto o maior beneficiário é a sociedade, pois o texto digitado poderá ser lido independente do software usado para a sua leitura. --

depende do referencial. grupos e organizações de espionagem governamental e industrial, também poderiam se beneficiar.

--A micro$oft quer impedir que os governos e as empresas passem a adotar o padrão ODF. Como percebeu que não pode combater a idéia de padrão aberto, decidiu conturbar o processo e distorcer o significado do que é um padrão aberto.--

Impedir? A Microsoft está concorrendo como até vc faria se pudesse trabalhar lá. a decisao final depende da abnt. vc acha que ela iria ficar de braços cruzados? vc ficaria? eu nao acho.

--A micro$oft abandonou o consórcio que define o padrão ODF e propôs apoiar um outro padrão chamado OpenXML, da ECMA. Este padrão é uma colcha de retalhos aberta, mas muitos de seus componentes são fechados e patenteados.--

Viram como ele tenta manipular? ele diz que a Microsof decidiu apoiar outro padrão mas NAO DISSE que esse padrão também é eberto e pertencente a uma organização seria como a ECMA. Em quem vcs prefeririam apoiar? a uma organizacao que desde 1960 vem dando seu melhor no estabelecimento de padrões de comunicação, ou num orgao que surge do nada?

Como nao pode negar que ele é aberto usa uma metafora, e fala em componentes fechados e patenteados, mas nao diz 'QUAIS'.

--Como sua estratégia está sendo bombardeada na Europa, a micro$oft quer tentar aprovar seu padrão no Brasil. --

Notem que ele tenta manipular falando em bombardeamento, mas nao diz o que isso 'significa', generaliza, nao fala aonde, nem por quem, nem como, nem fala que ele foi REJEITADO.

--A m$ criou um grupo de trabalho na ABNT, financiado por ela com o objetivo de aprovar o OpenXML como um padrão aberto.--

Caro amadeu. O OpenXML é aberto e NEM pertence a Microsoft. A Microsoft APENAS apoia ela.

--A m$ está alocando funcionários e empresas aliadas para participar e controlar este grupo. Tal prática da m$ é bastante conhecida. --

Nao. tal pratica das 'multinacionais' (IBM, HP, Dell, Apple), é bem conhecida. o sergio está negando apenas o lado que defende.
alguem parece querer que ele faça isso. alguem com muitos 'recursos'.

--Basta lembrar que o Chefe de Gabinete da Presidência do Serpro, em 2004, saiu da empresa pública diretamente para integrar os quadros da m$ em Brasília. O objetivo era paralisar o uso de software livre pelo governo federal.--

todo mundo anseia por uma vida melhor, e o software livre nao propicia, isso. ninguem obrigou ele a sair, nem apontaram uma arma na cabeça dele, saiu de sua livre vontade, enxergou o lado que era MELHOR.

--Fazer lobby é uma especialidade da empresa que tem recursos sobrando para tal. --

até a ibm nazista faz lobby em nome do linux.

--alerto a todos que defendem a liberdade de criação e conhecimento ...--

eu também defendo, mas não dessa forma. Isso nao é liberdade de conhecimento. liberdade de conhecimento é expandir o ensino a toda sociedade, coisa que vc e sua cupla estao falhando de fazer.

Que adianta copiar o que é dos outros se vc nao tem base de sustentação. Precisamos educar com qualidade, para melhorar o que é dos outros, nao correr com as maos apalpando o chao.

--O padrão ODF é livre. Todos os seus componentes são abertos. Ele é de fácil implementação e pode ser usado por qualquer empresa, sem impedimentos nem necessidade de pagamento de royalties.--

Como se o OpenXML fosse o contrario.

--O padrão OpenXML é composto de vários componentes patenteados ou de propriedade de empresas privadas. --

QUAIS?
Se a IBM decide 'colaborar' com codigo no kernel do linux, ninguem reclama, mas se forem as outras...

-- É absurdamente complexo, tem mais de 5 mil páginas.--

Entendo suas limitações tecnicas. o que acho um absurdo é um politico tentar criticar numeros. sempre deu errado, e sempre dará. sergio vc nao entende NADA de codigos.

-- Vamos barrar a tentativa do monopólio mundial de software para desktop de usar o órgão brasileiro de normas técnicas para expandir o seu monopólio de algoritmos. --

Parece falar como um adolescente da GreenPeace criticando a total, por influencia da chevron. Porque nao admite duma vez que está ao serviço de interesses?

Deixe de envolver a juventude, deixe de manipula-los, a maior parte deles ainda nao possui emprego bom, precisam de estudar e investigar mais as bases, nao 'matando olho' em codigos complexos (quantos aqui modificaram alguma coisa no kernel do Linux?). a abnt nao emprega paspalhos, tem gente seria trabalhando lá, nao precisa de ser manipulada como vc quer fazer parecer, vc ganha dinheiro com isso, falando isso, a maior parte aqui gasta sua garganta e nao ganha nada (que o diga augusto campos).

A abnt é um orgao maduro o suficiente para nao dar atençao a choramingos de 'Iincompetentes' e 'Iimprodutivos' como o 'cientificamente defunto' augusto campos e sua corja de seguidores, desatentos.

Alves da Rocha (O Critico da comunidade de software livre)