sexta-feira, novembro 7

RedHat Recomenda: Usem Windows

O Chief Executive Officer da RedHat/Linux( a maior produtora e vendedora de sistemas operacionais linux do mundo) Matthew Szulik recomendou aos usuarios de todo o planeta a nao migrarem para o sistema operacional linux e a adotarem mesmo o Windows segundo esta noticia da ZDNet (http://news.zdnet.co.uk/software/linuxunix/0,39020390,39117575,00.htm) .

Isto pode ser visto por um partidario fogoso do software livre como uma afronta, ele pode no minimo considerar esse cara "Um Louco"!!!!.
Bem mas se voltarmos atras podemos mesmo ver que pessoas especializadas na materia quando se fala em interfaces graficas e desktop como Miguel de Icaza(http://slashdot.org/~miguel) ja se referiram, ao mesmo aspecto.
Numa entrevista ao folha online miguel falou que espera o linux pronto para o desktop entre 2005 e qualquer coisa.
Para mim devido a alguns aspectos como esse:
- Drivers:
Uma chatice, o cara que quer instalar linux tem de ir na Net a procura de um monte de sites e ler uma serie de HOWTOS, alem de ser obrigado a quase nao comprar um computador novo porque nao tem suportes a drives no linux para aqueles despositivos

- Install:
Outra chatice, o cara tem que escolher uma serie de brincadeiras e dar uma serie de voltas para particionar o HD. SWAP e outros termos tecniocos sao desconhecidos para o usuario leigo, e por acaso o windows fa isso sem o usuario leigo dar conta te permitindo depois alterar.

- Desktop:
Um abuso. O cara, tem de configurar o video quase como se fosse um especialista em monitores. saber resolutions e outras coisas mais complicadas para meter um desktop a funcionar sao um absurdo para um usuario leigo.

- Programas:
Que brincadeira. Nossa comunidade ja clonou quase tudo que tem para clonar do software proprietario. Para que fim? Oferecer o mesmo que existe por ai como pirataria? Porque nao criar e pesquisar coisas novas ? No entanto boa parte dos programas ja existem para linux. como messengers e etc (ninguem a acusa de monopolismo por fazer isso, se fosse a Microsoft...)

- Jogos:
Nem adianta falar dos jogos horriveis com fonte aberto desponiveis sob GPL para linux. Quanto aos bons como Quake eles nao estao sob GPL senao iam a falencia em 1 dia( ja estava a ver o FreeQuake a surgir)

Enfim o linux ainda tem um longo caminho para chegar apenas em reconhecimento de drivers ao lado do Win98(pode?) e quando chegar ao lado do WinXP talvez exista ja o Win2010.

Alem disso basta olhar para as empresas que queriam adotar o open office e voltaram atras porque se deram conta de quanto absurdo isso seria, obrigar as pessoas usar um produto pior por causa da liberdade. Que absurdo(mais vale preso a comer bem do que livre a comer mal).

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)