quinta-feira, agosto 5

Cidade de Munique suspende migração computadores da prefeitura para linux

Depois de começar enfrentando problemas tecnicos e um desnecessario gasto financeiro de 6 milhões de Euros, quando resolveu migrar 14.000 maquinas Windows para Linux, e ser obrigada a manter mesmo assim uma rede com 80% das maquinas a rodar Windows e Linux via VMWare devido a falta de planejamento na migração dos softwares e dificuldade de portabilidade da documentação na interacção usuario administração publica, além de enfrentar uma resistencia 'Iraquiana' dos usuarios da prefeitura que nao querem a custo nenhum trocar de Windows para Linux eis que mais um problema veio a tona:
Somente a instalação do Linux na adm. de Munique pode violar mais de 50 patentes e correr o risco de manter uma administração paralisada por causa de possiveis casos na justiça. Com isso e com mais outras, o senhor Jens Muehlhaus, do Partido Verde(Alemanha) acredita que o software livre nao consiga suprir as necessidades de adm's. publicas, se claro as patentes europeias continuaram a existir. Com isso não é para ja que vamos ter o Pinguim em Munique.

Viu só no que dá ser clonador e depois xingar por trás? Vamos lá, criemos soluções. Pelo menos assim conseguiremos provar que o nichinho de 3,5% é mais uma piada do Gartner.
Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

4 comentários:

Anônimo disse...

huahauah, o que parecia um marco histórico para o Linux, o que causava tanta festa na turma do Linux, caiu por água abaixo. Nãoa adianta querer colocar código aberto só por fanatismo, tem de se pensar nas conseqüências.

Linux é brincadeira de criança, não é levado a serio.

Anônimo disse...

Permita-me uma pequena correção:
O Linux NÂO é brincadeira de criança. E DEVE ser levado a sério.

O Problema acima foi político. Alguns manés quiseram se promover as custas da fama do pinguim. E deram com os burros n´água.
Trabalho para uma empresa do governo brasileiro. Aqui o governo do PT está vindo com esta mesma história.
Já recebemos uma enorme pressão para uma migração semelhante. Apesar de ser um entusiasta do pinguim fui radicalmente contra. Não é assim que se faz. Só o legado de sistemas que deveriam ser portados ou reescritos já inviabiliza a migração por completo, a não ser que se tenha verba aos montes e um exército de programadores (coisa que NUNCA se tem). A partir daí se parte para gambiarras esdrúxulas tais como Wine, VMware, Terminal Services, e afins que só fazem aumentar a dor de cabeça e no fim não dão em nada.
O usuário é o de menos, lembro-me que quando saímos do terminal burro e do DOS para o Windows 3.1 a resistência foi imensa. Houve gente que sequer vinha trabalhar por pura pirraça. Deveria culpar o Windows por isso?
Migração de qualquer plataforma para qualquer outra plataforma é algo extremamente complexo e deve ser feito com o máximo de cuidado e planejamento. Não é assim.
Agora, nos servidores, (principalmente nos Oracle) a nossa migração para o pinguim vai muitíssimo bem, acima do esperado até. E não é pelo custo, mas pela qualidade. PAGAMOS (e com todo gosto) pelo excelente RedHat Advanced Server.
Uma pena que servidor não dá tanto ibope.

Anônimo disse...

> "O Linux NÂO é brincadeira de criança. E DEVE ser levado a sério."

Aonde? Quando? Quando essa maldita comunidade de fanáticos vai prestar pra alguma coisa? O Crítico está mais do que certo falando mal do LiXux, pq esta merda de SO não presta e ponto final.

ASSINADO: Puxa-Saco do Sr. Crítico, e fã do Sr. William Henry Gates III

Anônimo disse...

> "O Linux NÂO é brincadeira de criança. E DEVE ser levado a sério."

> Aonde?

Na IBM, Oracle, HP, Sun, Dell, Novell e TODAS as grandes companhias de Software e Hardware.
Menos uma.

> Quando?

Agora mesmo.

> Quando essa maldita comunidade de fanáticos vai
> prestar pra alguma coisa?

Já tá prestando. O seu belo Windows não deu uma boa melhorada de alguns anos para cá? Viva a concorrência!

> O Crítico está mais do que certo falando mal do
> LiXux, pq esta merda de SO não presta e ponto final.

Puxa... depois é o pessoal do Linux é que é fanático...

>ASSINADO: Puxa-Saco do Sr. Crítico, e fã do Sr. >William Henry Gates III

ASSINADO: Puxa-Saco de ninguém, usa Windows nos desktops, Linux nos servidores e gosta de concorrência!