sábado, setembro 25

Enquanto os cães ladram a caravana passa.

O pessoal ligado ao software livre fica perdendo muito tempo
reclamando da Microsoft e no final das contas percebe-se que o tempo gasto reclamando e discutindo ideologia contra a
Microsoft nao resulta em nada. Bill Gates o patrão da Microsoft continua a liderar a lista dos mais ricos do mundo agora com 2 bilhoes de dolares a mais que no ano passado o que indica um aumento que já vinha sendo proclamado pela Microsoft na venda dos seus produtos, além dele outro executivo da Microsoft Paul Allen também lidera a lista dos mais ricos do Mundo em 3º lugar.
Mesmo com a concorrencia dos produtos gratuitos ou pagos baseados em licença
livre que a cada dia que passa mostram que nao sao solução tecnicamente alternativa mas ideologica ao software da gigante mundial.

OBS: Este Blog é mantido com donativos da Free Software Fundation.

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

43 comentários:

Anônimo disse...

E olha que ele gastou um dinheirão com processos esse ano... senão a fortuna ia ser maior ainda...

Anônimo disse...

Uma benga bem grande pra vocês putinhas do Tio Bill

()
(========>
()

Anônimo disse...

em relação ao ulimo post tb não precisamos baixar ao nivel da m$, todos sabemos queo linux e o software livre não oferecem alternativas viaveis a m$ e ao software proprietario, mas tb sabemos que entregando tudo na mão da m$ a ruina estara feita, uma situação dificil no mundo da computação mas mesmo assim não há necessidade para tal coisa.

Anônimo disse...

VIVA A MICROSOFT E SEUS ZILHÕES DE DÓLARES, VIVA!!! VIVA!!! VIVA O ILUMINADO TIO BILL E SUA FORTUNA, VIVA!!! VIVA O TIO SAM, E SUA MARAVILHOSA FILOSOFIA IMPERIALISTA E DE DOMINAÇÃO DO MERCADO, VIVA!!!
VIVA O WINDOWS QUE É MELHOR QUE O LINUX, VIVA!!! A COCA-COLA FERROU A DOLLY, VIVA!!!, VIVA A AMAZONIA TODA LOTEADA E PATENTEADA VIVA!!! VIVA A BASE DE ALCÂNTARA EXPLODIDA REMOTAMENTE, VIVA!!! VIVA O CALOTE DA ELETROPAULO, VIVA!!! VIVA A EVASÃO DE DIVISAS, VIVA!!!
PUXA VIDA, ELES ESTÃO TODOS RICOS!!! VIVA!!!

ABAIXO TODOS AQUELES QUE TENTAM, BEM OU MAL, SOLUÇÕES PARA TENTAR SE LIBERTAR, FORA!!! FORA LINUX VAGABUNDO, FORA!!! FORA SOFTWARE LIVRE, FORA!!! FORA USINA DE BELEFICIAMENTO DE URÂNIO DE RESENDE E SUA TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA, FORA!!! ENTREGUE JÁ A TECNOLOGIA AOS YANKESS, JÁ!!! FORA EMBRAER E SEUS AVIÕEZINHOS DE MERDA!!! FORA!!!
ESTAMOS TODOS TÃO ORGULHOSOS DA FORTUNA DELES, AFINAL DE CONTAS NÓS CONTRIBUÍMOS COM O NOSSO DINHEIRO.
TIO BILL É ARQUIZILIORDÁRIO ÀS NOSSAS CUSTAS, QUE BOM!!! O MODELO DE NEGÓCIO MICROSOFT É MELHOR QUE GPL!!! UFA, QUE ALÍVIO!!! GRAÇAS A DEUS!!!
FAÇO PARTE DE TUDO ISSO!!!
ESTOU TÃO ORGULHOSO!!!

Critico disse...

O PROBLEMA DESSE PAIS É ESSE, QUANDO DÁ ALGO ERRADO BOTAM TODA CULPA NOS EUA, POR ISSO É QUE SOMOS MUITO DEPENDENTES DELES, MAIS TRABALHO E MENOS BOCA MEUS SENHORES.

Anônimo disse...

Critico,

"O PROBLEMA DESSE PAIS É ESSE, QUANDO DÁ ALGO ERRADO BOTAM TODA CULPA NOS EUA, POR ISSO É QUE SOMOS MUITO DEPENDENTES DELES, MAIS TRABALHO E MENOS BOCA MEUS SENHORES."

deixa de falar tanta besteira cara, somos dependentes por culpar os EUA por erros? fala sério. Mais trabalho? mais do que ja trabalhamos? ok vamos passar a trabalhar de madrgada tb, assim émais grana que os estrangeiros levarão de nós, e qer saber o cara que postou antes de vc tem m poco de razão, é só deixar o espirito patriota norte-americano que existe dentro de vc de lado um pouco e vc verá isto.

algumas observações:

- Critico, se vc acha que o window$ a melhor e uńica solução para nossos problemas então na sua opnião o que temos de fazer para termos uma solção nossa para nossos problemas?
- E sobre a Amazônia? E Eletropaulo? algo errado aconteceu em Eletropaulo, qe com certeza a culpa não foi dos EUA, com certeza não é Critico? E sobre as doações de empresas( que o pessoal chamou de privatização)?

Afinal Critico acho que para vc o negócio deve ser instalar empresas multinacionais em nosso país, daí teremos empregos, embora a grana vá embora. Ai teremos trabalho, embora isto signifique mais dependencia. Enfim deixa tudo como esta que é melhor mesmo. Mas só ma pergunta, será qe os países desenvolvidos tb pensam dessa forma? pq o qe e vejo é ma gigante defesa as empresas deles, mas acho que o melor para o Brasil é ser dependente mesmo não é? pois é, pensando assim vamos chegar longe... São pessoa assim criticoqe não levam nada a canto nenhum, simplesmente sentam ses traseiros na sua poltrona e continuam a levar a vida qe levam, pq acham que tdo esta do jeito que deve estar. é, é, se tudo continuar assim qero ver aonda vai dar...

valeu

Critico disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Critico disse...

=deixa de falar tanta besteira cara, somos dependentes por culpar os EUA por erros?=

- Nao, NÓS SOMOS DEPENDENTES POR CULPAR OS EUA PELOS "NOSSOS" ERROS E INCAPACIDADE COMO NO CASO DE ALCANTARA.


=fala sério. Mais trabalho? mais do que ja trabalhamos? ok vamos passar a trabalhar de madrgada tb=

- E PORQUE NAO TRABALHAR DE MADRUGADA? SE FOR PARA DAR DINHEIRO AO NOSSO PAIS NAO VEJO PROBLEMA ALGUM

=, assim émais grana que os estrangeiros levarão de nós, e qer saber o cara que postou antes de vc tem m poco de razão, é só deixar o espirito patriota norte-americano que existe dentro de vc de lado um pouco e vc verá isto.=

- É COM ESSE ESPIRITO PATRIOTA QUE A CHINA E O JAPÃO E RUSSIA ANDARAM EM CÃOS ECONOMICO DURANTE MUITO TEMPO. NAO TEMOS OUTRA ALTERNATIVA, AONDE O ARROZ QUE NÓS PRODUZIMOS VAI IR? SE NAO TUDO BEM PRODUZIMOS AQUI E CONSUMIMOS TUDO AQUI, PORQUE RAZAO ENTÃO O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO ESTÁ DANDO SUCESSO NA CHINA E JAPÃO E RUSSIA E FAZENDO AS ECONOMIAS DELES CRESCEREM A CADA DIA QUE PASSA? PORQUE VOCÊ ACHA QUE O PROPRIO EUA PERMITe QUE ESTUDANTES CHINESES REPRESENTEM AS SUAS UNIVERSIDADES EM DESAFIOS DA IBM, HP, GOOGLE E MICROSOFT COLOCANDO DE PARTE OS DO PAIS DELE? AONDE ESTÁ O PATRIOTISMO ALI? SE FOSSE NO NOSSO PAIS VC IA RECLAMAR EM VEZ DE TENTAR TIRAR PROVEITO DELES, NAO?

O MEU CASO NAO É ESPIRITO PATRIOTA, É NAO QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA.

=algumas observações:=

=- Critico, se vc acha que o window$ a melhor e uńica solução para nossos problemas então na sua opnião o que temos de fazer para termos uma solção nossa para nossos problemas?=


- EU DISSE ISSO? QUE WINDOWS É A UNICA SOLUÇÃO? EU NAO CONCORDO QUE LINUX E SOFTWARE LIVRE É A SOLUÇÃO DO NOSSO PAIS COMO VOCÊS PENSAM. O VOSSO PROBLEMA NAO É SOFTWARE PROPRIETARIO E ESTRANGEIRO, É A 'MICROSOFT' E O SEU DINHEIRO. PORQUE RAZAO VOCÊ NAO REJEITA O LINUX SE ELE FOI CRIADO POR UM FINLANDÊS E A LICENÇA GNU MÃE DO SOFTWARE LIVRE CRIADA POR UM AMERICANO? NAO SAO TODOS ESTRANGEIROS? QUANTOS BRASILEIROS PARTICIPAM 'DIRECTAMENTE' NA CRIAÇÃO DO LINUX KERNEL? DOIS OU TRES? QUANTO GANHARAM? VOCÊ JÁ PERGUNTOU QUANTOS BRASILEIROS PARTICIPARAM NA CRIAÇÃO DO WINDOWS, OU TRABALHAM NA IBM, HP, SUN ETC?

VOCÊ MESMO. VOCÊ PARTICIPA NO DESENVOLVIMENTO DO LINUX? QUANTAS LINHAS DE CODIGO VOCÊ EXAMINOU E MODIFICOU? QUAIS FORAM OS RETORNOS FINANCEIROS E BENEFICIOS PARA VOCÊ E PARA A ECONOMIA DO NOSSO PAIS?

- E sobre a Amazônia? E Eletropaulo? algo errado aconteceu em Eletropaulo, qe com certeza a culpa não foi dos EUA, com certeza não é Critico? E sobre as doações de empresas( que o pessoal chamou de privatização)?

- CLARO QUE HOUVE SACANAGEM 'DE ALGUMAS ENTIDADES DOS EUA' NESSES DOIS CASOS E EU NAO GOSTEI E CONDENEI, MAS VOCÊ NAO PODE 'GENERALIZAR' E CONDENAR TUDO QUE VEM DOS EUA, NEM TUDO LÁ É RUIM.

=Afinal Critico acho que para vc o negócio deve ser instalar empresas multinacionais em nosso país, daí teremos empregos, embora a grana vá embora.=

- NAO SERIA RUIM. VOCÊ TEM DE ENTENDER QUE RESERVAR O MERCADO SÓ PARA NÓS É UM ATRASO DE CONSCIENCIA. QUANTOS ANOS VOCÊ TEM? O QUE VOCÊ ACHA DA RESERVA DE MERCADO IMPOSTA NOS ANOS 80 PELO GOVERNO AO HARDWARE INTERNACIONAL? AONDE ESTÃO OS BENEFICIOS? FORAM DESENVOLVIDAS TECNOLOGIAS INOVADORAS? O NOSSO HARDWARE VENDEU E VINGOU NO EXTERIOR?

MUITO PELO CONTRARIO, RETROCEDEMOS E HOJE ESTAMOS 15 ANOS ATRÁS NESSE RAMO, AS NOSSAS EMPRESAS(METRON, ETC) EM CAMINHO DE FALECIA E SEM CONDIÇÕES DE PODER APANHAR UM MERCADO INTERNACIONAL QUE ESTÁ ANOS LUZ A NOSSA FRENTE LUCRANDO FEIO ATÉ MESMO AQUI. PORQUE RAZÃO O GOVERNO NAO IMPÔS REGRAS DE INTERCAMBIO DE COMERCIO COM ESSES PAISES E SUAS EMPRESAS? NAO SERIA MELHOR?


= Ai teremos trabalho, embora isto signifique mais dependencia. Enfim deixa tudo como esta que é melhor mesmo. Mas só ma pergunta, será qe os países desenvolvidos tb pensam dessa forma? pq o qe e vejo é ma gigante defesa as empresas deles,=

- O NOSSO PAIS EXPORTA ANUALMENTE 300.000.000 DE u$D EM SOFTWARE 'PROPRIETARIO'. SOFTWARE LIVRE NAO TEM ESPAÇO. ENQUANTO VOCÊ DISCUTE IDEOLOGIA MAIS UM LABORATORIO DE UMA MULTINACIONAL É MONTADA NA INDIA E MAIS ACADEMICOS SAEM DE LÁ PARA O ESTRANGEIRO E AS RECEITAS DE SOFTWARE ANUAIS DE LÁ NAO PARAM DE CRESCER, E NÃO É COM SOFTWARE LIVRE, É COM PROPRIETARIO, O SOFTWARE LIVRE NAO DÁ DINHEIRO NEM LÁ NEM AQUI.


= mas acho que o melor para o Brasil é ser dependente mesmo não é? pois é, pensando assim vamos chegar longe... São pessoa assim criticoqe não levam nada a canto nenhum, simplesmente sentam ses traseiros na sua poltrona e continuam a levar a vida qe levam, pq acham que tdo esta do jeito que deve estar. é, é, se tudo continuar assim qero ver aonda vai dar...=

- EU PREFIRO SER REALISTA DO QUE SER 'DOENTE' E FICAR GRITANDO COM AQUILO QUE É IMPOSSIVEL. O NOSSO PAIS SE QUISER SINGRAR NUMA AREA DE SOFTWARE TEM DE ESCOLHER UM 'RAMO' DE ACTUAÇÃO E ATACAR ELE. VOCÊ SABIA QUE OS SISTEMAS DE VAREJO DO NOSSO PAIS SAO DOS MELHORES DO MUNDO? ENTAO PORQUE NAO APROVEITAMOS E APOSTAMOS ALI? VOCÊ ACHA QUE UM 'CONECTIVA LINUX' SINGRARIA NOS EUA OU NA EUROPA? PORQUE RAZÃO A ALEMANHA E O SEU GOVERNO NAO USAM SÓ SISTEMAS 'SAP' E CHUTAM A ORACLE, IBM, E MS DE LÁ? ELES NAO SAO DOS MAIRORES PATRIOTAS DO MUNDO? PORQUE RAZÃO SOS EUA NAO BOICOTAM O SAP NO PAIS DELES? ELES NAO SAO PATRIOTAS?

VIVA O LIVRE COMERCIO E A CONCORRENCIA LEAL, ABAIXO O EXCESSO DE PROTECCIONISMO DA ERA COMUNISTA.

Anônimo disse...

Nossa Sr. Critico, vc é genial! Você consegue mesmo calar a boca dessa molecada iludida com o liXux, coitado deles! Eu gostaria que vc tivesse mais força e mais moral na comunidade! E também gostaria que surgissem mais críticos inteligentes como você! :)

Anônimo disse...

> VIVA O LIVRE COMERCIO E A CONCORRENCIA LEAL, ABAIXO > O EXCESSO DE PROTECCIONISMO DA ERA COMUNISTA.

Prezado Sr. Crítico
Diga isto a eles então. Livre comércio? Livre pra eles. O minério de ferro é subsidiado nos EUA e os produtos agrícolas na UE. E nossas exportações? Que se f... E ai de nós se fizermos isso aqui. A OMC nos ameaça mortalmente.
A India está arrebentando no software? Mão de obra barata. A nova China do software.
O destino do terceiro mundo (e o nosso) já foi traçado por eles:
Diminuicão da miséria; para que todos entrem na zona de consumo. Eliminação da classe média; somente uma classe trabalhadora um passo acima da linha da pobreza e outra dominante. Divisão do mundo em blocos produtivos: Oriente com bens de consumo tangíveis. Oriente médio petróleo. O Brasil? diminuição da atividade industrial e fomento da agrícola; Colônia extrativista.
E VIVA O NEOLIBERALISMO

Critico disse...

=A India está arrebentando no software? Mão de obra barata. A nova China do software.=

- MAO DE OBRA BARATA? COMPETENCIA E MAIS COMPETENCIA, A INDIA POSSUI SEUS LINUXERS MAIS EU A CADA DIA QUE PASSA EM TODOS CENTROS ACADEMICOS DE 'PESO' ENCONTRO INDIANOS REFERENCIADOS. E SABE O QUE ISSO VAI DAR? DESENVOLVIMENTO PARA ELES, PORQUE SAO CEREBROS GERADOS SAO CENTROS DE HELPDESK INSTALADOS LÁ, PORQUE É UM PAIS MAIS OU MENOS COMO O NOSSO, QUERENDO SAIR DE BAIXO MAS COM POUCAS SOLUÇÕES, ENTÃO AI VOCÊ JOGA. ELES QUEREM VIR DAR PÃO? DÃO, MELHOR ASSIM QUE CONFIAR NAS SOLUÇÕES ATRASADAS DAS EMPRESAS DO NOSSO PAIS E PRINCIPALMENTE DO NOSSO GOVERNO QUE EM VEZ DE ADOTAR UMA DISTRO NACIONAL OU CRIAR UM CONSORCIO DE DISTROS ESCOLHEU A DEBIAN.

COMO SE NAO BASTASSE O NOSSO QUERIDO GOVERNO AGORA SE CONVENCEU QUE TEM UMA COMUNIDADE QUE FAZ O TRABALHO PARA ELES E ELES NAO DAO NADA A NAO SER OS DISCURSOS BONITOS DO SENHOR SERGIO. SE ELES ESTIVESSEM INTERESSADOS EM VOCÊ E NA COMUNIDADE PORQUE RAZAO NAO ARCARIAM COM AS DESPESAS PAGANDO AOS PALESTRANTES NA ULTIMA CONFERENCIA DE SOFTWARE LIVRE? PORQUE RAZAO ELES NAO OBRIGAM A IBM E A NOVELL A ADOTAREM DISTROS DO NOSSO PAIS? QUAL É O BENEFICIO QUE NÓS TIRAMOS COM ISSO? O DINHEIRO DA IBM E DA NOVELL FICA AQUI? VAI NOS EUA. DEIXA DE SER CEGO.
CHEGA A SER PIOR PORQUE A IBM ESTÁ INICIANDO AQUI COM UMA PRATICA MALEFICA E QUE NAO VAI GERAR LUCROS PARA O NOSSO PAIS:

NEGOCIAR DIRECTAMENTE COM O GOVERNO EM VEZ DE SER ATRAVÉS DE EMPRESAS DO NOSSO PAIS.


NAO VOU COMENTAR SEUS POSTS POLITICOS, SAO POUCO INTERESSANTES.

Anônimo disse...

"NAO VOU COMENTAR SEUS POSTS POLITICOS, SAO POUCO INTERESSANTES."

vai comentar o que? contra fatos não a argumentos.

Critico disse...

QUE FACTOS? O DE QUE VOCÊ MESMO NAO VIVE DE SOFTWARE LIVRE?

Anônimo disse...

Critico, não vivo de software livre pq em primeiro lugar ainda não vi como o software livre se sustenta, sinceramente. E em segundo, embora ele tem seu lado bom, pois não vou ser estupido em dizer que não tem, realmente acho que isto não seria uma boa para o desenvolvimento de softwares.

Critico disse...

=Critico, não vivo de software livre pq em primeiro lugar ainda não vi como o software livre se sustenta,=

- QUE COISA MAIS ESTRANHA, COMO VOCÊ QUER DEFENDER UMA COISA QUE VOCÊ MAL CONHECE? É ASSIM QUE VOCÊS PARTIDARIOS DO SOFTWARE LIVRE QUEREM CONVENCER QUE NAO DEFENDEM SUAS IDEIAS POR MERO MODISMO? UMA COISA É DEFENDER SEM CONHECER A REALIDADE OUTRA COISA É CONHECER A REALIDADE, EU JÁ CONHECI A REALIDADE E NAO CAIO NESSE TRUQUE 'AMERICANO' DE SOFTWARE LIVRE.

=sinceramente. E em segundo, embora ele tem seu lado bom,=

- CONCORDO QUE ELE TENHA SEU LADO 'GOD' POR CAUSA DO APRENDIZADO MAS O QUE INTERESSA QUE É DINHEIRO ELE JÁ PROVOU SER INCAPAZ.

=pois não vou ser estupido em dizer que não tem, realmente acho que isto não seria uma boa para o desenvolvimento de softwares.=

- CLAP, CLAP, CLAP.

Anônimo disse...

Peralá senhores!!!
A questão está em viver de software livre?
Quem se beneficia dele não conta?

Critico disse...

QUEM SABE VOCÊ COMECE A SE BENEFICIAR DISSO VIVENDO DE DONATIVOS NUM PROJECTO DO SOURCEFORGE

Anônimo disse...

"QUE COISA MAIS ESTRANHA, COMO VOCÊ QUER DEFENDER UMA COISA QUE VOCÊ MAL CONHECE"

não quero defender o software livre, é vc que está dizendo isto. E eu não sou partidário de soft livre, mais uma vez é vc que ta dizendo isto...

"A questão está em viver de software livre?
Quem se beneficia dele não conta?"

a questão não está só no 'viver de soft livre', claro que é legal ter pessoas que tem suas necessidade supridas com o soft livre, não só por causa do aprendizado mas tb as vezes vc procura algo para fazer o que deseja sem ter que gastar muito, as vezes é interessante para algum professor universitario por exemplo ter o código de algum programa em mãos para mostrar aos alunos, ou memso ter o código para servir de estudo para algum trabalho cientifico, de mestrado etc. Na universidade que estudo ja vi casos de pessoas terem de ler codigo de outros softwares para fazerem algum trabalho no mestrado.

"QUEM SABE VOCÊ COMECE A SE BENEFICIAR DISSO VIVENDO DE DONATIVOS NUM PROJECTO DO SOURCEFORGE"

fala sério Critico, eu vj a m$ roubando rios de dinheiro de vários países e vc quer viver de doações? Alias não só a m$, outras tb...

Eu não sou defensor do soft livre, digo e repito, mas tb não sou idiota a ponto de dizer que não existe vida além da m$ e fechar os olhos para as coisas boas e ruins que tanto o soft livre e o proprietário possam oferecer, e só pq não vou com a cara da m$ não é por isso que deixarei de ver o que ela tem de bom. A única coisa que peço é que deixem suas religiões de lado quanto ao soft livre e passem a serem menos zumbis quando falarem da m$. Só isso...

Anônimo disse...

"QUEM SABE VOCÊ COMECE A SE BENEFICIAR DISSO VIVENDO DE DONATIVOS NUM PROJECTO DO SOURCEFORGE"
Não, obrigado. Me beneficio do SL usando-o.

Critico disse...

=Não, obrigado. Me beneficio do SL usando-o=- EU NAO ESTOU FALANDO DE BENEFICIOS DE COMPRADORES(SE É QUE EXISTE ISSO NO SOFTWARE LIVRE) OU USUARIOS, ESTOU FALANDO DE VENDEDORES.

Anônimo disse...

Se forneço uma solução baseada em SL a um cliente e faturo um dimdim, estou vendendo.

Critico disse...

=Se forneço uma solução baseada em SL a um cliente e faturo um dimdim, estou vendendo.=

- PORQUE EU PRECISO DE UMA SOLUÇÃO TUA SE TEM UMA SEMELHANTE E GRATUITA NO SOURCEFORGE?

Anônimo disse...

Critico,

"PORQUE EU PRECISO DE UMA SOLUÇÃO TUA SE TEM UMA SEMELHANTE E GRATUITA NO SOURCEFORGE?"

Se for por isso então o soft livre decfretaria o fim do soft proprietário e não é o que ocorre, e que duvido muito que va ocorrer.
pergunta:
- então pq eu deveria ter o photoshop se existe um semelhante e gratuito no sourceforge?
respostas:
- pq o gratuito não consegue atender minhas necessidades, preciso de algo mais.
- pq tenho um negócio de alto risco e necessito de garantias, suporte etc.

acho que o soft livre tem papel muito bom em termos de aprendizado, satisfazer necessidades rápidas e baratas. veja vc precisa de um compilador C por exemplo para dar um curso rápido de C, só o basico mesmo, pq então eu compraria um a preço absurdo? Se eu tenho um pequeno negócio e preciso de um editor html só pra fazer umas paginas html puro mesmo, coisa simples pq compraria um dreanweaver? Coisas deste tipo.

valeu

Leonardo L. disse...

Crítico, você tem idéias boas, mas também generaliza as suas afirmações:

"O pessoal ligado ao software livre fica perdendo muito tempo reclamando da Microsoft e no final das contas percebe-se que o tempo gasto reclamando e discutindo ideologia contra a Microsoft nao resulta em nada."

Bom, respondendo por mim: não discuto ideologias contra a Microsoft e nem faço planos contra a empresa. Apesar deles jogarem sujo no mercado e tentarem sempre impôr padrões próprios aos usuários, estes possuem algumas iniciativas boas, como a unificação das bibliotecas e bytecodes na plataforma .NET. Tecnicamente, algo muito interessante.

Entretanto, voltando ao SL: o que foi colocado no comentário anterior ao meu é basicamente a idéia por trás do mercado do software livre: trabalho sempre haverá, pois as empresas sempre demandam de necessidades próprias, melhorias e adaptações nos sistemas. Considerando que 60% do custo de implantação de um software está na manutenção, você pode ficar tranqüilo que haverá muito mercado para quem trabalha com software livre.

Atualmente, o problema é a falta de especialização da mão-de-obra, em grande parte causada pela dominância de plataformas fechadas no ambiente da "computação massificada". Isso está mudando, mas aos poucos. Talvez a situação inverta-se, um dia, se não com o GNU/Linux, talvez com o GNU/Hurd (ou talvez com o Xok, o L4...). O jeito é esperar para ver.

E é isso.

Critico disse...

trabalho sempre haverá, pois as empresas sempre demandam de necessidades próprias, melhorias e adaptações nos sistemas.- EU DISSE QUE NAO VAI HAVER TRABALHO? MAS É LARGAMENTE MENOR. VEJE:
MILHARES DE PROGRAMADORES DEDICANDO HORAS NO DESENVOLVIMENTO DO KERNEL, PROVAVELMENTE NAO POSSUEM MAIS OUTRO OBJECTIVO SENAO O DE SEREM CONTRATADOS POR UMA GRANDE EMPRESA, E O PROBLEMA É EXACTAMENTE ESSE. SE UMA EMPRESA COMO A IBM OFERECE CODIGOS A COMUNIDADE E ESTA RETRIBUI ATRAVÉS DO KERNEL COM CERCA DE 3.000 PROGRAMADORES ELA SOMENTE PRECISA DE CONTRATAR 100.
MAS A MICROSOFT CONTRATA MILHARES ANO E ISSO NINGUEM PODE NEGAR. A IBM APESAR DE SER UMA EMPRESA VOLTADA AO SOFTWARE É MAJORITARIAMENTE LIGADA AO HARDWARE. ELA DEENVOLVE SOFTWARE COM OBJECTIVO DE AUMENTAR A DEMANDA PELO SEU HARDWARE POR ISSO A HP CONTRIBUI PARA O POSTGRESQL, PARA AUMENTAR A DEMANDA E EVITAR GASTOS COM DESENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE INTERNA. O NUMERO DE PROGRAMADORES DE SOFTWARE LIVRE CONTRATADOS POR EMPRESAS DE HARDWARE COMO HP, IBM VAI SER MAJORITARIAMENTE MENOR EM RELAÇÃO AS GRANDES DE SOFTWARE 'ONLY' COMO SAP,SIEBEL,P.SOFT,MS, GOOGLE ETC. ELAS NÃO ESTÃO INTERESSADAS EM DIMINUIR GASTOS MAS APOSTAR EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. JÁ UMA RED HAT POR EXEMPLO PODE INCORPORAR COMO QUISER INOVAÇÕES QUANDO QUISER DO FEDORA SEM NINGUEM PESTANEJAR E CONTRATAR NINGUME E É ISSO QUE ME PREOCUPA.


Considerando que 60% do custo de implantação de um software está na manutenção, você pode ficar tranqüilo que haverá muito mercado para quem trabalha com software livre.- ISSO É MENTIRA. PROVE!

Atualmente, o problema é a falta de especialização da mão-de-obra, em grande parte causada pela dominância de plataformas fechadas no ambiente da "computação massificada".- COMO ASSIM? OS SOFTWARES FECHADOS NOS SALVARAM A VIDA. COM OS INVESTIMENTOS FEITOS POR GRANDE EMPRESAS EM CEREBROS AS OUTRAS EMPRESAS TIVERAM APOSTAR EM CEREBROS TAMBÉM PARA CRIAR PRODUTOS MELHORES DIFERENTE DO SOFTWARE LIVRE AONDE BASTA UM FORK E JÁ ESTÁ. É UM ATENTADO A PROPRIEDADE INTELECUTAL, MESMA COISA COMO SE ALGUEM FOSSE QUERER DORMIR COM A TUA MULHER E VOCÊ NAO PODE FAZER NADA, PORQUE A MULHER FOI OBRA DE DEUS.

Isso está mudando, mas aos poucos. Talvez a situação inverta-se, um dia, se não com o GNU/Linux, talvez com o GNU/Hurd (ou talvez com o Xok, o L4...). O jeito é esperar para ver.- HURD? AQUELE SOFTWARE LIVREQUE ESTÁ DEMORANDO
QUASE DUAS DECADAS PARA SER CONCLUIDO? FALA SERIO SE SOFTWARE LIVRE FOSSE O 'SAINT GRAAL' O HURD DOMINARIA

Leonardo L. disse...

"ISSO É MENTIRA. PROVE!"

Abra qualquer apostila de disciplina de engenharia de software, seja de um curso de ciências da computação ou de sistemas de informação, e leia por você mesmo. Ou procure no Google.

"EU DISSE QUE NAO VAI HAVER TRABALHO?"

Sim. Quando alguém me diz que determinada prática comercial vai deixar uma fatia X do mercado morrendo de fome, subentende-se que estas pessoas vão ficar sem trabalho. Isso é senso comum.

"MILHARES DE PROGRAMADORES DEDICANDO HORAS NO DESENVOLVIMENTO DO KERNEL, PROVAVELMENTE NAO POSSUEM MAIS OUTRO OBJECTIVO SENAO O DE SEREM CONTRATADOS POR UMA GRANDE EMPRESA"

Milhares de programadores não fazem mais que três ou quatro linhas no kernel. Corrigem bugs menores, e, às vezes, trazem recursos novos. Mas o trabalho pesado de manter o código funcionando é feito por programadores que são pagos para trabalharem nele.

"E O PROBLEMA É EXACTAMENTE ESSE. SE UMA EMPRESA COMO A IBM OFERECE CODIGOS A COMUNIDADE E ESTA RETRIBUI ATRAVÉS DO KERNEL COM CERCA DE 3.000 PROGRAMADORES ELA SOMENTE PRECISA DE CONTRATAR 100.
MAS A MICROSOFT CONTRATA MILHARES ANO E ISSO NINGUEM PODE NEGAR. A IBM APESAR DE SER UMA EMPRESA VOLTADA AO SOFTWARE É MAJORITARIAMENTE LIGADA AO HARDWARE. ELA DEENVOLVE SOFTWARE COM OBJECTIVO DE AUMENTAR A DEMANDA PELO SEU HARDWARE POR ISSO A HP CONTRIBUI PARA O POSTGRESQL, PARA AUMENTAR A DEMANDA E EVITAR GASTOS COM DESENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE INTERNA. O NUMERO DE PROGRAMADORES DE SOFTWARE LIVRE CONTRATADOS POR EMPRESAS DE HARDWARE COMO HP, IBM VAI SER MAJORITARIAMENTE MENOR EM RELAÇÃO AS GRANDES DE SOFTWARE 'ONLY' COMO SAP,SIEBEL,P.SOFT,MS, GOOGLE ETC. ELAS NÃO ESTÃO INTERESSADAS EM DIMINUIR GASTOS MAS APOSTAR EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. JÁ UMA RED HAT POR EXEMPLO PODE INCORPORAR COMO QUISER INOVAÇÕES QUANDO QUISER DO FEDORA SEM NINGUEM PESTANEJAR E CONTRATAR NINGUME E É ISSO QUE ME PREOCUPA."

Bom, mesmo argumento do kernel. Apesar que manter um pacote de software é algo muito mais simples que fazer uma alteração num kernel, então há mais voluntários. Entretanto, a idéia continua igual.

"COMO ASSIM? OS SOFTWARES FECHADOS NOS SALVARAM A VIDA. COM OS INVESTIMENTOS FEITOS POR GRANDE EMPRESAS EM CEREBROS AS OUTRAS EMPRESAS TIVERAM APOSTAR EM CEREBROS TAMBÉM PARA CRIAR PRODUTOS MELHORES DIFERENTE DO SOFTWARE LIVRE AONDE BASTA UM FORK E JÁ ESTÁ. É UM ATENTADO A PROPRIEDADE INTELECUTAL, MESMA COISA COMO SE ALGUEM FOSSE QUERER DORMIR COM A TUA MULHER E VOCÊ NAO PODE FAZER NADA, PORQUE A MULHER FOI OBRA DE DEUS."

Não entendi muito bem estas tuas colocações, mas posso te garantir que as empresas não foram as maiores responsáveis pelo crescimento intelectual de qualquer lugar, seja o Brasil ou o mundo no geral. Apesar disso ser um pouco fora do tópico, vou te fazer uma pergunta rápida:

Onde há maior chance de você ver um artigo sobre aplicações de teoria da evolução em linguagens formais; numa empresa ou numa universidade?

Ah, e eu estava falando da mão-de-obra do SL que não está qualificada, em grande parte. As certificações ainda estão começando a surgir e estão ganhando terreno aos poucos. Provavelmente o que aconteceu nos vários lugares que o SL não deu certo foi mão-de-obra que não estava devidamente qualificada.

"HURD? AQUELE SOFTWARE LIVREQUE ESTÁ DEMORANDO
QUASE DUAS DECADAS PARA SER CONCLUIDO? FALA SERIO SE SOFTWARE LIVRE FOSSE O 'SAINT GRAAL' O HURD DOMINARIA"

Por essa sua afirmação, posso ver que você não conhece uma vírgula da computação e menos ainda da história desta. Como eu disse, TALVEZ o HURD, *um dia* (ou seja, no futuro). A história deste sistema foi bem conturbada, pois, na época, as suas idéias eram vistas com maus olhos. É difícil conseguir gente disposta a apostar em idéias não-maduras. Mas o mundo não está mais em 1989, as coisas mudaram. Ainda mais agora que este está sendo portado para rodar em cima do kernel L4, em vez do Mach. Será uma arquitetura muito interessante de se trabalhar, ainda mais por ser um micro-kernel verdadeiro (não como o Windows NT e derivados). Outros, como o Xok, também são promissores, ainda mais se você considerar o desempenho que um exo-kernel proporciona. Mas como esta "massa" da computação - incluindo você - não faz nem idéia do que são esses nomes e siglas, não faz questão de saber, e ainda ostenta sua razão inabalada, é bem compreensível que eles tenham esse tipo de popularidade.

E é isso.

Critico disse...

=Abra qualquer apostila de disciplina de engenharia de software, seja de um curso de ciências da computação ou de sistemas de informação, e leia por você mesmo. Ou procure no Google.=


- EU JÁ FUI PROFESSOR DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA PUC-RIO

=Sim. Quando alguém me diz que determinada prática comercial vai deixar uma fatia X do mercado morrendo de fome, subentende-se que estas pessoas vão ficar sem trabalho. Isso é senso comum.=

- É O QUE ESTÁ ACONTECENDO. PORQUE RAZÃO O AURELIO E O TOSSATI NAO TRABALHAM MAIS NA CONECTIVA?

=Milhares de programadores não fazem mais que três ou quatro linhas no kernel. Corrigem bugs menores, e, às vezes, trazem recursos novos. Mas o trabalho pesado de manter o código funcionando é feito por programadores que são pagos para trabalharem nele.=

- O TOSSATI E O ACME NAO RECEBERAM NADA E DEDICAM DEDICA HORAS E HORAS A FRENTE DO KERNEL. AS UNICAS PESSOAS QUE RECEBEM SAO AQUELAS QUE TRABALHAM EM GRANDES EMPRESAS, NAO SAO MEMBROS SINGULARES, ESSES ANDAM DE BOCA VAZIA.


=Bom, mesmo argumento do kernel. Apesar que manter um pacote de software é algo muito mais simples que fazer uma alteração num kernel, então há mais voluntários. Entretanto, a idéia continua igual.=

- ???

=Não entendi muito bem estas tuas colocações, mas posso te garantir que as empresas não foram as maiores responsáveis pelo crescimento intelectual de qualquer lugar, seja o Brasil ou o mundo no geral. Apesar disso ser um pouco fora do tópico, vou te fazer uma pergunta rápida:
Onde há maior chance de você ver um artigo sobre aplicações de teoria da evolução em linguagens formais; numa empresa ou numa universidade?=

- E AONDE HÁ MAIS CHANCES DE VOCÊ VER IMPLEMENTADA UMA TEORIA DE FILTRAGEM DE SPAM POR FILTROS BASEIANOS? NUMA UNIVERSIDADE? OU NA SYMANTEC?
MAS ACHO QUE VOCÊ TAMBÉM ESTÁ CERTO.

=Ah, e eu estava falando da mão-de-obra do SL que não está qualificada, em grande parte. As certificações ainda estão começando a surgir e estão ganhando terreno aos poucos.=

- NA MINHA OPINIAO AS CERTIFICAÇÕES SAO UM PERIGO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE, PRINCIPALMENTE SOFTWARE LIVRE QUE É BASEADO EM CODIGO DE QUALIDADE E NIVEL DE APRENDIZADO.

=Provavelmente o que aconteceu nos vários lugares que o SL não deu certo foi mão-de-obra que não estava devidamente qualificada.=

- PORQUE NAO RECONHECER QUE TAMBÉM HOUVE CASOS EM QUE ELE NAO SERVIU? ISSO TAMBÉM ACONTECE COM SOFTWARE PROPRIETARIO.

=Por essa sua afirmação, posso ver que você não conhece uma vírgula da computação e menos ainda da história desta.=

- EU ESTUDEI FISICA E COMPUTAÇÃO FORA E DENTRO DO PAIS, SE VOCÊ NEM SABE QUANTOS ANOS EU TENHO PORQUE ME ABUSAR?

=Como eu disse, TALVEZ o HURD, *um dia* (ou seja, no futuro).=


- OU SEJA MAIS 20 ANOS? ESQUEÇA O HURD. ELE É O MAIOR VAPORWARE.

= A história deste sistema foi bem conturbada, pois, na época, as suas idéias eram vistas com maus olhos.=

- E É ISSO QUE IMPEDIU O SEU DESENVOLVIMENTO?

= É difícil conseguir gente disposta a apostar em idéias não-maduras.=

- O LINUX NAO ERA MADURO. STALLMAN É QUE ERA INCAPACITADO E NUNCA SOUBE RECONEHCER ISSO.


= Mas o mundo não está mais em 1989, as coisas mudaram.=

- MAS O HURD CONTINUA EM 1989.

= Ainda mais agora que este está sendo portado para rodar em cima do kernel L4, em vez do Mach. Será uma arquitetura muito interessante de se trabalhar, ainda mais por ser um micro-kernel=

- MICRO KERNEL É UMA ARQUITECTURA HORRIVEL PARA PERFORMANCE. O L4(FIASCO) APRESENTA DEFICIENCIAS PARA RODAR EM X86. EM PLATAFORMAS SPARC ELE ESTÁ MAIS 'GOD'.


=verdadeiro (não como o Windows NT e derivados).=

- WINDOWS NT É MONOLITICO(ARQUITECTURA VMS É MONOLITICA).


=Outros, como o Xok, também são promissores, ainda mais se você considerar o desempenho que um exo-kernel proporciona.=

- MAIS AONDE ESSAS MATERIAS SE ENCAIXAM AQUI?(45º DE AQUECIMENTO DO CEREBRO)

=Mas como esta "massa" da computação - incluindo você - não faz nem idéia do que são esses nomes e siglas, não faz questão de saber, e ainda ostenta sua razão inabalada, é bem compreensível que eles tenham esse tipo de popularidade.=

- NAO ENTENDI SEUS ULTIMOS POSTS. PARECE QUE VOCÊ VEIO AQUI DESQUALIFICAR A NOSSA CAPACIDADE INTELECTUAL SEM NOS CONHECER. NAO É ASSIM, VOCÊ IMAGINA QUE SOMOS UM BANDO DE GAROTOS A FRENTE DE UMA TELINHA AZUL BONITINHA E JOGANDO CS? ACORDA E OLHA PARA O MUNDO, NÓS SOMOS FORMADOS E TRABALHAMOS EM GRANDES EMPRESAS, PARITICIPAMOS DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO(EU SOU ESPECIALIZADO EM COMPILADORES), QUEM É VOCÊ PARA TENTAR DENEGRIR? SE VOCÊ NAO POSSUI ARGUMENTOS NAO ABUSE, AONDE ISSO VAI TE LEVAR?

Critico disse...

OPS!! ACHO QUE COLOQUEI ALGO ERRADO. O WINDOWS NT É MICROKERNEL.

Anônimo disse...

E qual é a vantagem do kernel monolitico?

Critico disse...

A GRANDE VANTAGEM DO KERNEL MONOLITICO É O DE IMPEDIR A LETENCIA DO MICROKERNEL. NA MINHA OPINIAO É EXTREMAMENTE DIFICIL MANEJAR CODIGO NO MESMO 'SPACE ADRESS' ASSIM COMO OCORRE NO MICROKERNEL. ESSA PARA MIM É A UNICA DESVANTAGEM. MAS EU ACHO QUE MICROKERNEL TEM MUITO MAIS VANTAGENS, A IDEIA DE KERNEL MONOLITICO ESTÁ SENDO CADA VEZ MAIS ABANDONADA. EMBORA ALGUNS SISTEMAS ACTUAIS IMPLEMENTEM MACH(MICROKERNEL) E BSD(KERNEL MONOLITICO) CORRENDO NO MESMO SPACE ADRESS SEGUINDO ASSIM A ARQUITECTURA MONOLITICA QUE É MAIS FACIL.

Leonardo L. disse...

"EU JÁ FUI PROFESSOR DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA PUC-RIO"

O que não quer dizer nada, já que engenharia de software e inteligência artificial são dois ramos diferentes da computação.

Entretanto, eu me enganei: o dado que estava na apostila dizia 70% e não 60%. Conversarei com o meu professor a respeito da permissão de te enviar a apostila, se você tiver interesse.

"É O QUE ESTÁ ACONTECENDO. PORQUE RAZÃO O AURELIO E O TOSSATI NAO TRABALHAM MAIS NA CONECTIVA?"

Então você quis dizer aquilo, certo?

Bem, com relação a esta pergunta: o Tosatti está trabalhando em outra empresa. Esse Aurélio eu não recordo.

"O TOSSATI E O ACME NAO RECEBERAM NADA E DEDICAM DEDICA HORAS E HORAS A FRENTE DO KERNEL. AS UNICAS PESSOAS QUE RECEBEM SAO AQUELAS QUE TRABALHAM EM GRANDES EMPRESAS, NAO SAO MEMBROS SINGULARES, ESSES ANDAM DE BOCA VAZIA."

Não receberam nada? Bom, se eles trabalharam de graça, o erro foi deles.

"???"

A idéia que os maiores contribuidores recebem pago.

"E AONDE HÁ MAIS CHANCES DE VOCÊ VER IMPLEMENTADA UMA TEORIA DE FILTRAGEM DE SPAM POR FILTROS BASEIANOS? NUMA UNIVERSIDADE? OU NA SYMANTEC?
MAS ACHO QUE VOCÊ TAMBÉM ESTÁ CERTO."

O primeiro software assim que vi foi livre. Se existe esta opção em algum software da Symantec, desconheço. Outra coisa que poderia te dizer é que o primeiro a implementar isso num programa de email foi o Mozilla Mail e o Thunderbird, ambos livres.

Mas se formos partir para o lado dos recursos, iremos ver ótimos exemplos dos dois lados. Tudo vai da necessidade de quem usa - ou faz - o software. O meu objetivo inicial era falar das idéias novas, não da implementação.

"NA MINHA OPINIAO AS CERTIFICAÇÕES SAO UM PERIGO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE, PRINCIPALMENTE SOFTWARE LIVRE QUE É BASEADO EM CODIGO DE QUALIDADE E NIVEL DE APRENDIZADO."

Não tenho opinião formada e sólida sobre certificações, mas não vejo outra maneira das empresas filtrarem melhor quem contratam, tirando as entrevistas que ela mesma faz.

Entendo que é mais ou menos assim: elas precisarão ou fazer um teste ou uma boa entrevista. A certificação elimina essa responsabilidade da empresa e a coloca em terceiros. Olhar o currículo é interessante sim, mas até onde sei, não significa qualidade garantida.

Por que você acha que elas são ruins? Gostaria de ouvir o que você tem a dizer.

"PORQUE NAO RECONHECER QUE TAMBÉM HOUVE CASOS EM QUE ELE NAO SERVIU? ISSO TAMBÉM ACONTECE COM SOFTWARE PROPRIETARIO."

Com certeza acontece, e muito.

Aliás, um dos grandes problemas dos administradores Windows é o famoso conhecimento 'Next->Next->Next'. E um dos meus medos é que o GNU/Linux vai começar a ter
muitos destes pseudo-administradores, quando estiver neste ponto.

Entretanto, a questão é: se você tem o código na mão, pode se virar e resolver os problemas do software. Se não, precisa contatar a empresa e pedir que esta faça por você (o que é difícil), ou trocar de fornecedor (e se não tiver outro?).

"OU SEJA MAIS 20 ANOS? ESQUEÇA O HURD. ELE É O MAIOR VAPORWARE."

Bom, vapourware ou não, ele ainda está aí. E tem até uma distribuição que o empacota.

"E É ISSO QUE IMPEDIU O SEU DESENVOLVIMENTO?"

Eu diria que foi um fator agravante.

"O LINUX NAO ERA MADURO. STALLMAN É QUE ERA INCAPACITADO E NUNCA SOUBE RECONEHCER ISSO."

Também. Correto. Mas o Linux agora está ficando maduro. E o mais importante é que este não é desenvolvido só pelo Torvalds, assim como o Hurd não o é só pelo Stallmann.

"MICRO KERNEL É UMA ARQUITECTURA HORRIVEL PARA PERFORMANCE. O L4(FIASCO) APRESENTA DEFICIENCIAS PARA RODAR EM X86. EM PLATAFORMAS SPARC ELE ESTÁ MAIS 'GOD'."

Tirado daqui: http://os.inf.tu-dresden.de/L4/LinuxOnL4/status.shtml

-- Compared to monolithic Linux, there is a small performance tradeoff because of the µ-kernel architecture. However, L4Linux has been somewhat optimized, and on L4/x86 it has a very acceptable slowdown of less than 4 % for any relevant load.

Não vejo problemas de desempenho, até aí. Sem contar que o futuro(?) é da arquitetura EPIC.

"MAIS AONDE ESSAS MATERIAS SE ENCAIXAM AQUI?(45º DE AQUECIMENTO DO CEREBRO)"

Estou falando de alternativas. Alternativas ao GNU/Linux. Dizendo que a comunidade não vive só deste e que as pessoas não estão apenas "reclamando da Microsoft", mas produzindo e inovando. Aliás, não queria levar tanto para o lado técnico, no começo, porque achei que aquela parte iria parar por ali. Mas fico feliz que a discussão subiu de nível.

PS: O segundo kernel que citei é uma alternativa que provém desempenho absurdo (dependendo da especialização do aplicativo) e modularidade de um micro-kernel. Infelizmente é pouco conhecido, mas tudo bem, é uma arquitetura recente (1995, se não me engano).

"NAO ENTENDI SEUS ULTIMOS POSTS. PARECE QUE VOCÊ VEIO AQUI DESQUALIFICAR A NOSSA CAPACIDADE INTELECTUAL SEM NOS CONHECER. NAO É ASSIM, VOCÊ IMAGINA QUE SOMOS UM BANDO DE GAROTOS A FRENTE DE UMA TELINHA AZUL BONITINHA E JOGANDO CS? ACORDA E OLHA PARA O MUNDO, NÓS SOMOS FORMADOS E TRABALHAMOS EM GRANDES EMPRESAS, PARITICIPAMOS DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO(EU SOU ESPECIALIZADO EM COMPILADORES), QUEM É VOCÊ PARA TENTAR DENEGRIR? SE VOCÊ NAO POSSUI ARGUMENTOS NAO ABUSE, AONDE ISSO VAI TE LEVAR?"

Sinceramente, não é essa imagem que você estava passando. Mas como já disse, fico feliz que a discussão subiu de nível, pois ser generalizado por um garoto que fica o dia inteiro recompilando kernel e postando flamewars no BR-Linux também é irritante.

E aí, quem errou mais fazendo generalizações? Acho que nós dois não somos ninguém para denegrir. Você, como (ex?)professor, deveria saber muito bem isso.

"A GRANDE VANTAGEM DO KERNEL MONOLITICO É O DE IMPEDIR A LETENCIA DO MICROKERNEL. NA MINHA OPINIAO É EXTREMAMENTE DIFICIL MANEJAR CODIGO NO MESMO 'SPACE ADRESS' ASSIM COMO OCORRE NO MICROKERNEL. ESSA PARA MIM É A UNICA DESVANTAGEM. MAS EU ACHO QUE MICROKERNEL TEM MUITO MAIS VANTAGENS, A IDEIA DE KERNEL MONOLITICO ESTÁ SENDO CADA VEZ MAIS ABANDONADA. EMBORA ALGUNS SISTEMAS ACTUAIS IMPLEMENTEM MACH(MICROKERNEL) E BSD(KERNEL MONOLITICO) CORRENDO NO MESMO SPACE ADRESS SEGUINDO ASSIM A ARQUITECTURA MONOLITICA QUE É MAIS FACIL."

Exatamente, é uma arquitetura mais fácil, por isso teve (e tem) tantos desenvolvedores. Esse é um dos motivos do Linux ter tido sucesso e o Hurd não. Mais um, aliás.

Bem, é isso.

Emilio Wuerges disse...

"EU JÁ FUI PROFESSOR DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA PUC-RIO"

Bem, conheço um professor de Inteligência Artificial da UFSC que não sabe nem programar.

"É O QUE ESTÁ ACONTECENDO. PORQUE RAZÃO O AURELIO E O TOSSATI NAO TRABALHAM MAIS NA CONECTIVA?"

O Tossati recebe hoje para mecher no Kernel, é na Cyclades que ele trabalha. Esse Aurélio nunca ouvi falar.

"O TOSSATI E O ACME NAO RECEBERAM NADA E DEDICAM DEDICA HORAS E HORAS A FRENTE DO KERNEL. AS UNICAS PESSOAS QUE RECEBEM SAO AQUELAS QUE TRABALHAM EM GRANDES EMPRESAS, NAO SAO MEMBROS SINGULARES, ESSES ANDAM DE BOCA VAZIA."

O tossati recebeu. Na conectiva e agora na Cyclades. Vide resposta acima.

"PORQUE NAO RECONHECER QUE TAMBÉM HOUVE CASOS EM QUE ELE NAO SERVIU? ISSO TAMBÉM ACONTECE COM SOFTWARE PROPRIETARIO."

Sim, por exemplo, para desenvolvimento de Jogos, o modelo Open Source é inviável.
Mas para outros mercados, por exemplo o de SGBDs, é uma vantagem competitiva. Ninguém duvida que o Oracle é Melhor que o MySQL, mas este vem fazendo muito sucesso.

"OU SEJA MAIS 20 ANOS? ESQUEÇA O HURD. ELE É O MAIOR VAPORWARE."

Bem, o Hurd pode não ter decolado, mas uma gama imensa de ferramentas da GNU domina o mercado. Ou alguém duvida da Hegemonia do GCC?

"O LINUX NAO ERA MADURO. STALLMAN É QUE ERA INCAPACITADO E NUNCA SOUBE RECONEHCER ISSO."

Ele é filósofo, não programador.

"MICRO KERNEL É UMA ARQUITECTURA HORRIVEL PARA PERFORMANCE. O L4(FIASCO) APRESENTA DEFICIENCIAS PARA RODAR EM X86. EM PLATAFORMAS SPARC ELE ESTÁ MAIS 'GOD'."

x86 está morto. É questão de tempo para o AMD64 e o IA64 dominarem o mercado de PCs. Essas novas arquiteturas tem suporte built in para troca de contexto, o principal hit na performance dos micro-kernels.

"NAO ENTENDI SEUS ULTIMOS POSTS. PARECE QUE VOCÊ VEIO AQUI DESQUALIFICAR A NOSSA CAPACIDADE INTELECTUAL SEM NOS CONHECER. NAO É ASSIM, VOCÊ IMAGINA QUE SOMOS UM BANDO DE GAROTOS A FRENTE DE UMA TELINHA AZUL BONITINHA E JOGANDO CS? ACORDA E OLHA PARA O MUNDO, NÓS SOMOS FORMADOS E TRABALHAMOS EM GRANDES EMPRESAS, PARITICIPAMOS DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO(EU SOU ESPECIALIZADO EM COMPILADORES), QUEM É VOCÊ PARA TENTAR DENEGRIR? SE VOCÊ NAO POSSUI ARGUMENTOS NAO ABUSE, AONDE ISSO VAI TE LEVAR?"

Acho que ele deixou se levar pelas letras em caps, as acusações impertinentes e teimosia - atitudes típicas de moleques de 14 anos.

Anônimo disse...

hahaha

né por nada não mas o me professor de inteligencia artificial nem sabe nem quer saber de programar, quando a gente tenta tocar no assuntocom ele ele simplesmente foge dizendo qe é muito ocupado ou isto é coisa de peão. Parece que a uma coisa qe separa os caras da IA da programação(brincadeira).

valeu

Critico disse...

=O que não quer dizer nada, já que engenharia de software e inteligência artificial são dois ramos diferentes da computação.=

- ISSO NAO FAZ UM MELHOR DO QUE O OUTRO.

=Entretanto, eu me enganei: o dado que estava na apostila dizia 70% e não 60%. Conversarei com o meu professor a respeito da permissão de te enviar a apostila, se você tiver interesse.=

- NAO TENHO INTERESSE.

=Então você quis dizer aquilo, certo?

Bem, com relação a esta pergunta: o Tosatti está trabalhando em outra empresa. Esse Aurélio eu não recordo.=

- O AURELIO ESTAVA DESEMPREGADO. O TOSATTI TIRA A VANTAGEM DE SER MANTENEDOR.

=Não receberam nada? Bom, se eles trabalharam de graça, o erro foi deles

A idéia que os maiores contribuidores recebem pago.=

- OS UNICOS CONTRIBUTORES QUE RECEBEM SAO AQUELES QUE TRABALHAM EM GRANDES EMPRESAS.

=O primeiro software assim que vi foi livre. Se existe esta opção em algum software da Symantec, desconheço. Outra coisa que poderia te dizer é que o primeiro a implementar isso num programa de email foi o Mozilla Mail e o Thunderbird, ambos livres.=

- AS GRANDES EMPRESAS E POLOS DE DESENVOLVIMENTO BUSCAM CEREBROS E IDEIAS DE UNIVERSIDADES PARA IMPLEMENTA-LAS NA VIDA QUOTIDIANA, UNIVERSITARIOS SOZINHOS NAO CONSEGUIRIAM FAZER ISSO.

=Mas se formos partir para o lado dos recursos, iremos ver ótimos exemplos dos dois lados. Tudo vai da necessidade de quem usa - ou faz - o software. O meu objetivo inicial era falar das idéias novas, não da implementação.=

- TAMBÉM EXISTEM IDEIAS PRODUZIDAS EM EMPRESAS GRANDES, A MAIOR PARTE DELAS PATENTEADA.

=Não tenho opinião formada e sólida sobre certificações, mas não vejo outra maneira das empresas filtrarem melhor quem contratam, tirando as entrevistas que ela mesma faz.

Entendo que é mais ou menos assim: elas precisarão ou fazer um teste ou uma boa entrevista. A certificação elimina essa responsabilidade da empresa e a coloca em terceiros. Olhar o currículo é interessante sim, mas até onde sei, não significa qualidade garantida.

Por que você acha que elas são ruins? Gostaria de ouvir o que você tem a dizer.=

- PORQUE O MARCELO NAO PRECISOU DE LPI PARA SER O QUE É.

=Com certeza acontece, e muito.

Aliás, um dos grandes problemas dos administradores Windows é o famoso conhecimento 'Next->Next->Next'. E um dos meus medos é que o GNU/Linux vai começar a ter
muitos destes pseudo-administradores, quando estiver neste ponto.

Entretanto, a questão é: se você tem o código na mão, pode se virar e resolver os problemas do software. Se não, precisa contatar a empresa e pedir que esta faça por você (o que é difícil), ou trocar de fornecedor (e se não tiver outro?).=

COM Next->Next->Next QUE ADMINISTRADOR VAI TER CAOPACIDADE DE OLHAR NO CODIGO?


=Bom, vapourware ou não, ele ainda está aí. E tem até uma distribuição que o empacota.=

- DEPOIS DE MAIS DE UMA DECADA. É UM PESSIMO EXEMPLO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LIVRE.


=Também. Correto. Mas o Linux agora está ficando maduro. E o mais importante é que este não é desenvolvido só pelo Torvalds, assim como o Hurd não o é só pelo Stallmann.=

- A UNICA FUNÇÃO DO TORVALDS É APROVAR FUNÇÕES. ELE QUASE NAO PROGRAMA MAIS, É COMO UMA ESPECIE DE 'DITADOR BENEVOLENTE'. O ALAN COX TAMBÉM ESTÁ DE FERIAS HÁ UM ANO. LKM NAO É ASSIM TAO DIVERTIDO.


=Tirado daqui: http://os.inf.tu-dresden.de/L4/LinuxOnL4/status.shtml

-- Compared to monolithic Linux, there is a small performance tradeoff because of the µ-kernel architecture. However, L4Linux has been somewhat optimized, and on L4/x86 it has a very acceptable slowdown of less than 4 % for any relevant load.

Não vejo problemas de desempenho, até aí. Sem contar que o futuro(?) é da arquitetura EPIC.=

- MAS A GRANDE CAPACIDADE DELE SÓ FOI COMPROVADA EM SISTEMAS EMBEBIDOS DE MISSÃO CRITICA.


=Estou falando de alternativas. Alternativas ao GNU/Linux. Dizendo que a comunidade não vive só deste e que as pessoas não estão apenas "reclamando da Microsoft", mas produzindo e inovando.=


- VOCÊ AINDA NAO NOTOU QUE QUANTO MAIS ALGUÉM DISCUTE MENOS PRODUZ? EU ESTOU PRODUZINDO MENOS DESDE QUE ESSE POST FOI CRIADO.


= Aliás, não queria levar tanto para o lado técnico, no começo, porque achei que aquela parte iria parar por ali. Mas fico feliz que a discussão subiu de nível.=

- SERIA MUITO BONITO QUE DISCUSSÕES TECNICAS FOSSEM REALIZADAS EM SITES E LISTAS ESPECIALIZADAS SOBRE LINUX, PELO MENOS ANTIGAMENTE ERA ASSIM, ATÉ GATES SE TORNAR BILIONARIO.

=PS: O segundo kernel que citei é uma alternativa que provém desempenho absurdo (dependendo da especialização do aplicativo) e modularidade de um micro-kernel. Infelizmente é pouco conhecido, mas tudo bem, é uma arquitetura recente (1995, se não me engano).=

- UM ADENDO. A MICROSOFT NAO CRIA ARQUITECTURAS NEM INVESTE EM DESENVOLVIMENTO DE KERNEL NEM EM APLICAÇÕES CRITICAS, ISSO É UMA AREA EM QUE ELES ESTÃO MUITO ATRÁS E O LINUX MUITO A FRENTE. SÓ AGORA PARECE QUE ELES QUEREM INVESTIR NESSA AREA.


=Sinceramente, não é essa imagem que você estava passando. Mas como já disse, fico feliz que a discussão subiu de nível, pois ser generalizado por um garoto que fica o dia inteiro recompilando kernel e postando flamewars no BR-Linux também é irritante.=

- EU TRABALHO COM COMPILADORES.

=E aí, quem errou mais fazendo generalizações? Acho que nós dois não somos ninguém para denegrir. Você, como (ex?)professor, deveria saber muito bem isso.=

- ISSO É O QUE MENOS IMPORTA AGORA, JÁ FUI DENEGRIDO POR ALUNOS BRILHANTES.


=Exatamente, é uma arquitetura mais fácil, por isso teve (e tem) tantos desenvolvedores. Esse é um dos motivos do Linux ter tido sucesso e o Hurd não. Mais um, aliás.=

- O MAC OSx FUNCIONA ASSIM. E É UM SISTEMA EXTREMAMENTE ROBUSTO MESMO RODANDO MACH E BSD NO MESMO SPACE ADRESS. PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA DA COMPUTAÇÃO(PELO QUE EU SAIBA) UM GRUPO LIDERADO POR UM INDIANO NOS EUA CONSEGUIU JUNTAR COMPUTADORES PESSOAIS E CRIAR O TERCEIRO SUPER COMPUTADOR MAIS RAPIDO DO MUNDO. E ISSO É MACOSx.

Critico disse...

=Bem, conheço um professor de Inteligência Artificial da UFSC que não sabe nem programar.=

- TEM MUITO BOI QUERENDO SER GNU.


=O Tossati recebe hoje para mecher no Kernel, é na Cyclades que ele trabalha. Esse Aurélio nunca ouvi falar.=

- MAS ENQUANTO DESEMPREGADO NUNCA RECEBEU NADA.
WWW.AURELIO.NET


=O tossati recebeu. Na conectiva e agora na Cyclades. Vide resposta acima.=

- EU ESTOU FALANDO DE RECEBER PELO DESENVOLVIMENTO DO KERNEL. NAO NOTEI NENHUMA ALTERAÇÃO NO KERNEL FEITA PELO TOSSATI NA CONECTIVA. TALVEZ POR ISSO ELE TENHA SAIDO DE LÁ, NA CYLCADES AI SIM ELE MEXE COM KERNEL.

=Sim, por exemplo, para desenvolvimento de Jogos, o modelo Open Source é inviável.=

- PORQUÊ?

=Mas para outros mercados, por exemplo o de SGBDs, é uma vantagem competitiva. Ninguém duvida que o Oracle é Melhor que o MySQL, mas este vem fazendo muito sucesso.=

- O MySQL AINDA VAI TER QUE PROVAR QUE É MELHOR QUE SYBASE(QUE É USADO PELA ESCOLA POLITECNICA DA USP), TERABYTE(VENDIDO POR UM DOS GRANDES MONSTROS A NCR), SQL SERVER(NA MINHA OPINIAO PECA PELA FALTA DE PORTABILIDADE, SEM ESQUECER QUE É UM SISTEMA QUE NAO FOI INICIALMENTE CRIADO PELA MICROSOFT), IBM-DB2(QUE É O SISTEMA DE SUPORTE A MAIOR BASE DE DADOS DO MUNDO DE SOFTWARE LIVRE O SOURCEFORGE), POSTGRESQL(NA MINHA OPINIAO UM SISTEMA MAIS ROBUSTO QUE MySQL), FIREBIRD QUE SENDO MUITO NOVO MAS PROVEM DE UM SISTEMA CREDENCIADO QUE É O INTERBASE, O PROPRIO INTERBASE QUE TEM UMA GRANDE TRADIÇÃO, E O DAYTONA QUE É FORNECIDO EM SOLARIS PELA SUN, ORACLE NEM ADIANTA FALAR. É UM CAMINHO LONGO E SE FOR PARA ADOTAR UM DBMS DE VERDADE EU ADOTARIA ORACLE PORQUE É O MAIS CONFIAVEL.

=Bem, o Hurd pode não ter decolado, mas uma gama imensa de ferramentas da GNU domina o mercado. Ou alguém duvida da Hegemonia do GCC?=

- QUALIDADE O GCC TEM MAS HEGEMONIA NEM PENSAR.


=Ele é filósofo, não programador.=

- ISSO SERIA UM MOTIVO PARA NAO GASTAR MAIS DINHEIRO DO POVO COM AS VIAGENS DELE 'PRAQUI'?


=x86 está morto. É questão de tempo para o AMD64 e o IA64 dominarem o mercado de PCs. Essas novas arquiteturas tem suporte built in para troca de contexto, o principal hit na performance dos micro-kernels.=

- CONCORDO QUE X86 BAIXOU DE NIVEL NOS ULTIMOS ANOS, E SÓ SE MANTEM A FRENTE POR CAUSA DA CAPA DO WINDOWS. 'PROPOVAO' COMPUTADOR É WINDOWS E PENTIUM4

=Acho que ele deixou se levar pelas letras em caps, as acusações impertinentes e teimosia - atitudes típicas de moleques de 14 anos.=

- UM MOLEQUE DE 14 ANOS CONSEGUIRIA MANTER UM BLOG DE QUALIDADE COMO ESSE?

Critico disse...

E ESQUECI DE ACRESCENTAR:

ALGUNS PROCESSADORES DA INTEL POSSUEM SUPORTE A EPIC. CONSULTEM O LINK.
SISTEMAS COMO WINDOWS SERVER 2003 SAO SUPORTADOS.

Emilio Wuerges disse...

"- MAS ENQUANTO DESEMPREGADO NUNCA RECEBEU NADA.
WWW.AURELIO.NET"

O tossati trabalhava na conectiva desde os 17 anos. Acho que no Brasil é ilegal trabalhar com menos de 14 anos, ou seja: Sim, ele era desempregado dos 14 aos 17 anos.


"- EU ESTOU FALANDO DE RECEBER PELO DESENVOLVIMENTO DO KERNEL. NAO NOTEI NENHUMA ALTERAÇÃO NO KERNEL FEITA PELO TOSSATI NA CONECTIVA. TALVEZ POR ISSO ELE TENHA SAIDO DE LÁ, NA CYLCADES AI SIM ELE MEXE COM KERNEL."

Na Cyclades o trabalho dele É mexer no kernel. Na conectiva eu não tenho a menor idéia. Mas sim, ele mexia no linux no horário de serviço... Só me deixa achar a etrevista...

"=Sim, por exemplo, para desenvolvimento de Jogos, o modelo Open Source é inviável.=

- PORQUÊ?"

Você se faz de tolo nas horas oportunas?
Alguns jogos Open Source estão engatinhando, mas são na maioria feitos por hobby. Ninguém paga pelo desenvolvimento de um jogo pelo jogo em si, mas sim pelas vendas. Ao contrário de outros softwares, como sistemas operacionais.

"- O MySQL AINDA VAI TER QUE PROVAR QUE É MELHOR QUE SYBASE(QUE É USADO PELA ESCOLA POLITECNICA ..."

Isso prova como ser software livre é vantajoso no mercado. Mesmo tecnicamente inferior, é muitíssimo utilizado. E a MySQL AB prospera.

"- QUALIDADE O GCC TEM MAS HEGEMONIA NEM PENSAR."

Pelamordedeus. TODOS os UNIXES utilizam o GCC. O ICC só roda nas arquiteturas Intel.

"- UM MOLEQUE DE 14 ANOS CONSEGUIRIA MANTER UM BLOG DE QUALIDADE COMO ESSE?"

Agora estou me lembrando de um dos sites que visito diaramente. É de um moleque de 13 anos, pra falar a verdade... Muito melhor que este blog.

"ALGUNS PROCESSADORES DA INTEL POSSUEM SUPORTE A EPIC. CONSULTEM O LINK."

EPIC é uma classe de arquiteturas, meu filho. É uma variação das arquiteturas VLIW. O IA64 é a arquitetura EPIC mais famosa.

Critico disse...

=O tossati trabalhava ....anos. Acho que no Brasil é ilegal trabalhar com menos de 14 anos, ou seja: Sim, ele era desempregado dos 14 aos 17 anos.=

- O Tossati trabalhou 6 anos na conectiva.. ANTES de ir na conectiva ele já era empregado. E ele tem 21 anos hoje:
http://kerneltrap.org/node/view/1880

=Na Cyclades o trabalho dele É mexer no kernel.=

- foi o que eu falei

=Na conectiva eu não tenho a menor idéia.=

- foi o que eu falei.

= Mas sim, ele mexia no linux no horário de serviço...=

- E IA MEXER COM O QUÊ?

=Só me deixa achar a etrevista...=

- 100 ANOS. OU 1 SEGUNDO?

=Você se faz de tolo nas horas oportunas?=

- A TUA IRMÂ DIRIA ISSO?

=Alguns jogos Open Source estão engatinhando, mas são na maioria feitos por hobby.=

- QUE GRANDE MODALIDADE.

= Ninguém paga pelo desenvolvimento de um jogo pelo jogo em si, mas sim pelas vendas.=

- PAGAR PELAS VENDAS OU PELAS COMPRAS? ALÉM DISSO OS CLONES DE JOGOS DE SF SAO HORRIVEIS. PORQUE NAO INOVAR?

=Isso prova como ser software livre é vantajoso no mercado.=

- NAO CONVENCENDO NEM MESMO INSTITUIÇÕES ACADEMICAS?

=Mesmo tecnicamente inferior, é muitíssimo utilizado.E a MySQL AB prospera.=

- NAO VEJO AONDE MySQL É MUITISSIMO UTILIZADO. É UM DBMS EXTREMAMENTE PROBRE. NA MINHA OPINIAO ELE SÓ É USADO PORQUE É GRATUITO.

=Pelamordedeus. TODOS os UNIXES utilizam o GCC. O ICC só roda nas arquiteturas Intel.=

- AQUI TEM UM QNX COM CC


=Agora estou me lembrando de um dos sites que visito diaramente. É de um moleque de 13 anos, pra falar a verdade... Muito melhor que este blog.=

- PALAVRA DE MOLEQUE.

=EPIC é uma classe de arquiteturas, meu filho. É uma variação das arquiteturas VLIW.=

- - MAS VOCÊ ERROU QUANDO DISSE QUE X86 ESTÁ MORTO. NAO É O QUE PARECE NAS RECENTES INTEGRAÇÕES DE ALGUMAS CLASSES EPIC COM X86:
http://www.linuxdevices.com/news/NS7016390927.html

=O IA64 é a arquitetura EPIC mais famosa.=

- NAO. É A MAIS CONFIAVEL DEPOIS DO IA-32, MAS ISSO NAO FOI INVENÇÃO DO PESSOAL DO SOFTWARE LIVRE NEM DE NENHUMA UNIVERSIDADE, FOI CRIAÇÃO DA HP. PENA QUE ALGUNS PENSEM QUE ESSA CLASSE SÓ É SUPORTADA EM PROCESSADORES PARA LINUX AINDA.

É INCRIVEL COMO O PESSOAL DO SOFTWARE LIVRE É EGOCENTRICO. PELO MENOS FICA O BENEFICIO DISSO. DISCUTINDO AQUI SOBRE ASPECTOS TECNICOS É MELHOR DO QUE FICAR FALANDO SOBRE A RIQUEZA DO GATES NA MAIOR PARTE DOS SITES SOBRE LINUX.

Emilio Wuerges disse...

"- O Tossati trabalhou 6 anos na conectiva.. ANTES de ir na conectiva ele já era empregado. E ele tem 21 anos hoje:
http://kerneltrap.org/node/view/1880"

Assim você concorda comigo.

" E IA MEXER COM O QUÊ?"

Linux é o kernel. Uma distribuição não é feita só com o kernel.
É impossível trabalhar direto em kernel space sem ao menos ter feito um hello world antes.

"A TUA IRMÂ DIRIA ISSO?"

Irmã ???

"PAGAR PELAS VENDAS OU PELAS COMPRAS?"

Pelas vendas. Leia o post anterior novamente.

"ALÉM DISSO OS CLONES DE JOGOS DE SF SAO HORRIVEIS. PORQUE NAO INOVAR?"

Concordo plenamente. Jogos como Half Life 2, Doom 3, Final Fantasy 10 são incríveis. Os jogos Open Source fedem.

"NAO CONVENCENDO NEM MESMO INSTITUIÇÕES ACADEMICAS?"

É.

"NAO VEJO AONDE MySQL É MUITISSIMO UTILIZADO. É UM DBMS EXTREMAMENTE PROBRE."

Em desenvolvimento para web. Daqui a pouco vc vai falar que ninguém utiliza PHP também.

"NA MINHA OPINIAO ELE SÓ É USADO PORQUE É GRATUITO."

Não só isso, ele tem documentação excelente, muito suporte da comunidade e é um software livre, além de ter desempenho fantástico: 2x mais rápido e escalável que o Oracle nas aplicações que esse cabe.
Sim, não tem um vigésimo dos recursos do Oracle, mas em alguns casos usar um SGBD deste naipe é overkill.

"AQUI TEM UM QNX COM CC"

emilio@venus ~ $ uname -a
SunOS venus 5.8 Generic sun4u sparc
emilio@venus ~ $ cc --version
gcc (GCC) 3.2.2
Copyright (C) 2002 Free Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions. There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

Sim, o QNX usa o CC. Mas nem todo CC é CC. Alguns são o GCC.

"MAS VOCÊ ERROU QUANDO DISSE QUE X86 ESTÁ MORTO. NAO É O QUE PARECE NAS RECENTES INTEGRAÇÕES DE ALGUMAS CLASSES EPIC COM X86:"

Meu filho, se vc não sabe o que é uma hipérbole...

Com a quantidade de transistores que se coloca hoje em dia num espaço 2x3 dá perfeitamente pra reservar um cantinho do chip pra arquitetura x86.
O código IA64 roda mmuuuuuuuiiiiiitttttoo mais rápido.

"NAO. É A MAIS CONFIAVEL DEPOIS DO IA-32"

Sim, me empolguei :) o Itanium é o "mainstream" ainda.

"MAS ISSO NAO FOI INVENÇÃO DO PESSOAL DO SOFTWARE LIVRE NEM DE NENHUMA UNIVERSIDADE, FOI CRIAÇÃO DA HP. PENA QUE ALGUNS PENSEM QUE ESSA CLASSE SÓ É SUPORTADA EM PROCESSADORES PARA LINUX AINDA."

O sistema operacional "típico" desta arquitetura não é o linux, mas vc se ilude se acha que o alvo primário é o Windows.
E não é HP. É Intel. I N T E L.

"É INCRIVEL COMO O PESSOAL DO SOFTWARE LIVRE É EGOCENTRICO."

Você estava muito bem no começo quando tinha parado com os CAPS. Tente se controlar. Ajuda a não falar besteira.

"PELO MENOS FICA O BENEFICIO DISSO. DISCUTINDO AQUI SOBRE ASPECTOS TECNICOS É MELHOR DO QUE FICAR FALANDO SOBRE A RIQUEZA DO GATES NA MAIOR PARTE DOS SITES SOBRE LINUX."

Bem, minha parte preferida desta resposta foi a parte sobre os SGBDs.
Pena que vc fugiu do assunto quando desmereceu tecnicamente o MySQL.

Tem certeza que vc não tem 14 anos?

Critico disse...

Assim você concorda comigo.- Nem fazer contas sabe?

Linux é o kernel. Uma distribuição não é feita só com o kernel.
É impossível trabalhar direto em kernel space sem ao menos ter feito um hello world antes.
- Um hello world pode ser feito em Lkm

Irmã ???- Éeeee.

Pelas vendas. Leia o post anterior novamente.- Ainda Confuso.


Em desenvolvimento para web. Daqui a pouco vc vai falar que ninguém utiliza PHP também.- Em desenvolvimento para a Web ele é bom. Mas para armazenamentos criticos? Nem tente. PHP é execelente.

Não só isso, ele tem documentação excelente, muito suporte da comunidade e é um software livre, além de ter desempenho fantástico: 2x mais rápido e escalável que o Oracle nas aplicações que esse cabe.- Nao apela. Os factos sao mais que evidentes.


Sim, não tem um vigésimo dos recursos do Oracle, mas em alguns casos usar um SGBD deste naipe é overkill.- EU ESTOU FALANDO DE APLICAÇÕES E ARMAZENAMENTOS DE VERDADE, NAO ESTOU FALANDO DE BANQUINHOS DE BEBÉ DE DADOS.

emilio@venus ~ $ uname -a
SunOS venus 5.8 Generic sun4u sparc
emilio@venus ~ $ cc --version
gcc (GCC) 3.2.2
Copyright (C) 2002 Free Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions. There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

Sim, o QNX usa o CC. Mas nem todo CC é CC. Alguns são o GCC.
- 2002 Free Software Foundation, Inc.
GCC é um CC Livre.


Meu filho, se vc não sabe o que é uma hipérbole...

Com a quantidade de transistores que se coloca hoje em dia num espaço 2x3 dá perfeitamente pra reservar um cantinho do chip pra arquitetura x86.
O código IA64 roda mmuuuuuuuiiiiiitttttoo mais rápido.
- TEM RAZÃO, MAS QUE GRAAAAAANDE NOVIDIDADE.


O sistema operacional "típico" desta arquitetura não é o linux, mas vc se ilude se acha que o alvo primário é o Windows.
E não é HP. É Intel. I N T E L.
- O ALVO PRIMARIO NAO É O WINDOWS, MAS FOI O WINDOWS O PRIMEIRO SISTEMA A SUPORTAR. LOGO DEPOIS UM PROGRAMADOR DA HP FEZ O PORTE PARA O LINUX KERNEL.


Você estava muito bem no começo quando tinha parado com os CAPS. Tente se controlar. Ajuda a não falar besteira.- NAO SE MEDEM NERVOS COM CAPS ACTIVADOS.

Bem, minha parte preferida desta resposta foi a parte sobre os SGBDs.
Pena que vc fugiu do assunto quando desmereceu tecnicamente o MySQL.
- EU? O MySQL TEM SEU NICHO MAS AINDA É CRU, ATÉ A COMUNIDADE ACADEMICA SABE DISSO. SÓ UM ORGULHOSO NAO VERIA ISSO.

Tem certeza que vc não tem 14 anos?TALVEZ 10.

Leonardo L. disse...

"ISSO NAO FAZ UM MELHOR DO QUE O OUTRO."

Eu não estava falando de melhor ou pior. Estava falando de conhecer Engenharia de Software e saber sobre aquela porcentagem gasta com manutenção.

Não desconverse fazendo de conta que é uma acusação, porque minha frase não quis fazer um comparativo de mérito, só mostrar que um borracheiro provavelmente não vai saber muito da lubrificação nos cilindros de motores 2 tempos. Entendeu? E continuo afirmando: o fato de você saber Inteligêcia Artificial muito bem não faz de você um conhecedor de Engenharia de Software. Se você não sabe, não opine, nem acuse os outros de mentir.

"OS UNICOS CONTRIBUTORES QUE RECEBEM SAO AQUELES QUE TRABALHAM EM GRANDES EMPRESAS."

Trabalhei dois anos com software livre e ganhei pago por isso. E nem foi para uma empresa...

"TAMBÉM EXISTEM IDEIAS PRODUZIDAS EM EMPRESAS GRANDES, A MAIOR PARTE DELAS PATENTEADA."

É, tipo o duplo clique do mouse.

"PORQUE O MARCELO NAO PRECISOU DE LPI PARA SER O QUE É."

O que não impedia a conectiva de aplicar uma prova nele para checar os conhecimentos do rapaz. Duvido que ele não passaria em uma verificação destas. Mas eu concordo que esta avaliação poderia não representar o que o cara sabia, se mal-aplicada ou mal-formulada.

"COM Next->Next->Next QUE ADMINISTRADOR VAI TER CAOPACIDADE DE OLHAR NO CODIGO?"

Os bons administradores. Sem código aberto, *NENHUM* poderá olhar. Entendeu a diferença crucial entre software aberto x fechado?

"A UNICA FUNÇÃO DO TORVALDS É APROVAR FUNÇÕES. ELE QUASE NAO PROGRAMA MAIS, É COMO UMA ESPECIE DE 'DITADOR BENEVOLENTE'."

Ué, o mesmo poderá acontecer com o Stallmann, não acha? E ele ainda pode ceder a vaga de desenvolvedor principal para um outro cara e ficar só com a parte política. Não duvido que isso aconteça daqui a algum tempo. E se não acontecer, tudo bem, nada impede ninguém de fazer um fork e montar o 'Hird', melhor e mais funcional. :-)

"VOCÊ AINDA NAO NOTOU QUE QUANTO MAIS ALGUÉM DISCUTE MENOS PRODUZ? EU ESTOU PRODUZINDO MENOS DESDE QUE ESSE POST FOI CRIADO."

Discussões são importantes. De que adianta você produzir software com uma licença que proíbe qualquer um de usar sem sua devida autorização por escrito, por exemplo? Ou de produzir softwares muito bons sem distribuir para ninguém e trancá-los num cofre a 400 metros abaixo da terra para ninguém nunca ter acesso? Não vai beneficiar pessoa alguma, ou talvez, no máximo, você e uma meia dúzia de conhecidos seus.

A propósito, se você acha que discutir é algo que diminui a produção do indivíduo, volte para Cuba ou para a época da ditadura militar, onde as pessoas não discutiam e só trabalhavam. E os que perdiam tempo discutindo apanhavam e eram torturados por ter cometido tal sacrilégio. :-)

"EU TRABALHO COM COMPILADORES."

E daí? Disse que *você estava me generalizando*, não falei nada de compiladores nem perguntei que profissão você exerce.

"ISSO É O QUE MENOS IMPORTA AGORA, JÁ FUI DENEGRIDO POR ALUNOS BRILHANTES."

Se você berrou com eles como berra aqui com todo mundo, eles estão mais que certos.

"O MAC OSx FUNCIONA ASSIM. E É UM SISTEMA EXTREMAMENTE ROBUSTO MESMO RODANDO MACH E BSD NO MESMO SPACE ADRESS. PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA DA COMPUTAÇÃO(PELO QUE EU SAIBA) UM GRUPO LIDERADO POR UM INDIANO NOS EUA CONSEGUIU JUNTAR COMPUTADORES PESSOAIS E CRIAR O TERCEIRO SUPER COMPUTADOR MAIS RAPIDO DO MUNDO. E ISSO É MACOSx."

1) O HURD usava o Mach como micro-kernel. E abandonou em favor ao L4, devido à complexidade absurda do primeiro. Também pudera: ele é basicamente um kernel monolítico com os drivers de periféricos fora do kernel. Grande implementação horrível com perda de desempenho absurda. O L4 dá um banho no Mach em plataformas x86, mesmo sendo muitas vezes mais modular... O Mach mesmo só se dá bem nas máquinas RISC (Apple, basicamente).

2) Fui na lista dos top500 e encontrei um computador feito de PowerPCs como o terceiro mais rápido. Mas pelo visto ele roda aplicações dedicadas, e não Mac OS X ou algum outro sistema operacional.

3) Você está falando de hardware ou software? Porque, até onde sei, os computadores mais rápidos do mundo são medidos pela velocidade das CPUs / memória, e raramente usam um sistema operacional. Os mais poderosos, inclusive, rodam aplicações basicamente dedicadas.

Bem, é isso.

Emilio Wuerges disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Critico disse...

A patir de hoje todas os posts que nao forem relacionados com o tema em discussão serao apagados. Nao vou permitir que isso aqui se transforme em mais um centro de disciussões baratinhas que deste já anda cheio a comunidade de software livre.