quinta-feira, setembro 16

Kurumim enfrenta dificuldades financeiras.

Mais uma distro nacional enfrentando problemas, dessa vez é o famoso Kurumim de Morimoto, segundo cometarios dele na BR-Linux O Entendendo e Dominando o Linux foi publicado sob uma licensa livre, o livro pode ser copiado, etc. A Digerati não me pagou nada pelo livro. Tambpem não me pagaram nada pela palestra que dei no Forum Internacional. A LinuxMall vende CDs e camisetas do Kurumin, mas também até hoje não me pagaram nada, embora digam que "contribuem com o projeto".

Alguns idiotas acham que tudo é facil :-p

Se realmente ganhasse dinheiro com o Kurumin a última coisa que iria querer seria abandonar o projeto. ;-)

Desenvolvimento de softwares opensource dá dinheiro quando você tem uma empresa e vende consultoria. Projetos comunitários trazem alguns benefícios, mas as verdinhas com certeza não sao um deles :-)


Nao era ele mesmo que defendia a modalidade de software livre como sendo a nova onda do mercado e que era muito lucrativa? Entao aguenta com isso ai e com suas despesas que eu nao vou enviar nenhum tostao de contributos para quem sempre foi orgulhoso e nunca reconheceu a realidade. Aguante ai.




Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

5 comentários:

Anônimo disse...

Se você trabalha que nem um escravo, e entrega seu trabalho de graça e "aberto", não vejo por onde entrar dinheiro.

Critico disse...

O FEITIÇO SE VIRA CONTRA O FEITICEIRO.

PRA QUEM DEFENDIA ISSO A 1 ANO ATRÁS:
http://www.guiadohardware.net/artigos/243/
O SOFTWARE LIVRE VAI FAZER OS PROGRAMADORES MORRER DE FOME?

- JÁ ESTÁ FAZENDO COM ELE MESMO.

MAIS ALGUNS LINKS:
http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=282
http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=282&pag=2

Anônimo disse...

Realmente critico, constantemente eles estão mordendo a própria lingua. Não medem o que falam para defender o software livre.

O Morimoto sempre defendeu o SL como uma ótima fonte de renda, e todos concordando com ele. De repente ele dá uma de arregão e fala que vai se distanciar do projeto. E o mais impressionante é que os que apoiam o Kurumim não vêem problema nenhum nisso.

Depois dessa, não dúvido mais nada dessa turma...

Leonardo L. disse...

Não entendi esta postura de revolta. O próprio Morimoto nunca ganhou dinheiro em cima do Kurumin e sempre deixou claro que era um hobby. É utopia você achar que o dinheiro irá fluir até o indivíduo via osmose.

Se você acha que software livre não traz dinheiro, pode pensar dessa forma à vontade. Mas não venha citando exemplos de pessoas que fazem software por hobby, dizendo que elas não ganham um tostão pelo que fazem. É óbvio que não ganham. É como você apontar para uma pessoa que joga xadrez de vez em quando e chamá-la de trouxa, porque não cobra dos outros o tempo da partida. Vá entrevistar consultores e programadores que trabalham com isso no dia a dia para depois tirar suas próprias conclusões.

E é isso.

PS: Se você mesmo não leu o que copiou e colou, o Morimoto disse muito bem: projetos *comunitários*. Já viu um projeto comunitário de arrecadação de agasalhos visando lucro? Pense bem!

Critico disse...

Não entendi esta postura de revolta. O próprio Morimoto nunca ganhou dinheiro em cima do Kurumin e sempre deixou claro que era um hobby. É utopia você achar que o dinheiro irá fluir até o indivíduo via osmose.

- O MORIMOTO SEMPRE TEVE O DESEJO DE GANHAR DINHEIRO COM SOFTWARE LIVRE, FOI POR ISSO QUE ELE DEMONSTROU DESAGRADO COM AS ACTITUDES ANIMALESCAS DA LINUXMALL.
QUE DINHEIRO VAI FLUIR? PORQUE RAZÃO UM GOVERNO IMPLEMENTA UM SISTEMA CRIADO COM ESFORÇO DE UM CARA E NÃO PASSA UM TOSTÃO PARA ELE? COMO É QUE UM GOVERNO PROMOVE UMA CONFERENCIA DE SOFTWARE LIVRE E NAO PAGA UM TOSTÃO AOS CONFERENCISTAS? VOCÊ ACHA CERTA A POSIÇÃO DO GOVERNO AO AFIRMAR QUE ELES NAO PRECISAM QUE NINGUEM AUDITE CODIGO PARA ELES PORQUE TEM UMA COMUNIDADE BONDOSA E SEMPRE DISPOSTA A VER POR ELES ENQUANTO ELES ENCHEM O BOLSO?Se você acha que software livre não traz dinheiro, pode pensar dessa forma à vontade.- PENSAR? SAO FACTOS VERIDICOS E CADA DIA MAIS E MAIS GENTE DECEPCIONADA COM A MODALIDADE DE LICENCIAMENTO(GPL) MAIS USADA NO SOFTWARE LIVRE QUE É O GRANDE OBSTACULO AO SEU SUCESSO ECONOMICO

Mas não venha citando exemplos de pessoas que fazem software por hobby, dizendo que elas não ganham um tostão pelo que fazem.- SOFTWARE LIVRE É 80% FEITO POR HOBBIE. A PRINCIPIO NINGUEM PARTE PROFISSIONALMENTE COM SOFTWARE LIVRE, SAO RARAS EXCECÇÕES. ISSO TAMBÉM É UM DOS MOTIVOS DO SEU INSUCESSO FINANCEIRO. DAI O FACTO DE SOFTWARES COMO O DIRETO TEREM FUGIDO DO LICENCIAMENTO GPL, NÃO DÁ PAA CONCILIAR LUCROS COM GPL, SE NAO FOSSE FEITO ISSO COM O DIRETO OS LUCROS IAM SER ZERO.

É óbvio que não ganham. É como você apontar para uma pessoa que joga xadrez de vez em quando e chamá-la de trouxa, porque não cobra dos outros o tempo da partida. Vá entrevistar consultores e programadores que trabalham com isso no dia a dia para depois tirar suas próprias conclusões.- PARA QUÊ, SE NO MEU DIA A DIA É COM ISSO QUE EU LIDO?



PS: Se você mesmo não leu o que copiou e colou, o Morimoto disse muito bem: projetos *comunitários*. Já viu um projeto comunitário de arrecadação de agasalhos visando lucro? Pense bem!- ????