sexta-feira, novembro 5

Aproveitadores no software livre?

No início de 1998, quando comecei meu trabalho com o Linux, fui taxado por muitos como um louco, que estaria fora do mercado de informática por tentar utilizar um software de nerds. Literalmente “chutei” para o alto toda a “cultura Microsoftiana” que trabalhava e abracei a causa deste novo sistema operacional.
Muitos são oportunistas que nunca escreveram uma linha de código, ou simplesmente nunca colaboraram em nada com a comunidade, e agora “inflam” e batem fortemente no peito dizendo que sempre foram a favor do sofwtare livre. É lamentável constatar o que esses oportunistas estão fazendo com o movimento hoje, desvirtuando em muito a essência e transformando muitas coisas em oportunidades pessoais.

Esses indivíduos hoje tentam sintonizar a voz de uma comunidade, que nunca precisou deles antes, e que se mantém sozinha por si só, pois gera conhecimento e tecnologia. É extremamente decepcionante ver que as pessoas que realmente lutaram pelo software livre hoje estão sendo postas de lado em favor de interesses políticos e econômicos. É lamentável, mas isso está acontecendo e muitas pessoas estão cegas para o fato.

Quem move o software livre não são essas pessoas, e sim os idealizadores de projetos, os programadores e os colaboradores que têm a força de criação, não os oportunistas que tentam laurear para si as honras em busca de ilusões de poder.


Agora eu pergunto. Que adianta ele reclamar? Quando eu falo que tem vicio na coomunidade, vocês se lançam contra mim, agora ai vai uma verdade de quem particpa na comunidade. Nada mais pode ser consertado.
Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

3 comentários:

Anônimo disse...

Chega de promessas, chega da falta de apoio, chega de críticas vazias e inconsistentes, que não fazem e não acrescentam nada a tudo que está acontecendo. É o momento de refletirmos sobre essa fase de mudanças e começarmos a nos desvincular de certos pensamentos que hoje estão gerando mais confusão do que benefícios para o software livre.Este trecho, ainda mais o em negrito, é válido tanto para sites PRÓ como CONTRA o Linux.
Só há troca de acusações. Ninguém, ou poucos, apresentam uma opnião ou solução válida.
Apresentar notícias é uma coisa.
Selecionar as notícas que deseja apresentar é outra coisa muito diferente, uma manipulação.

Quanto aos aproveitadores, isso é até normal. Se a informática se baseia na evolução, na atualização de idéias e procedimentos (seja sistemas ou linguagens, de forma geral) então tivemos, temos e teremos muitos destes e este processo é sem fim.

se escolhi a informática, além do fato de gostar, é porque acredito que posso tirar bom proveito dela. Sendo assim, sou oportunista e posso dizer com segurança que todos que trabalham com isso o são.

Emilio Wuerges disse...

Não adianta reclamar.Não adianta mesmo.

Quem pode, produz. Quem não pode, usa.

Liberdade: Se não gostar de software livre, o problema é teu.

Liberdade para trocar de opinião:
Admitir que estava errado ou até mesmo bater o pé e continuar birrando.

Livre, entendeu?

Leonardo L. disse...

Aproveitadores se encontram em todo lugar, o mundo tem essa característica e ponto. Seja em software, na área de saúde, construção civil, e por aí vai. Isso que você está fazendo é melodrama. Não sabe separar joio do trigo e quer jogar a plantação inteira fora?

A propósito, acredito que as pessoas se lançam contra você pois você generaliza as afirmações. Mas tudo bem, você é livre para fazê-lo, assim como somos livre pra vir aqui dizer que não é bem por aí. :^)

E é isso.