quarta-feira, maio 23

Ainda sobre Worm que afecta OpenOffice e Linux. Má Reputação impede Augusto Campos de postar noticia, no br-liinux.


Segundo infos da IDGNow:

O primeiro worm de múltiplas plataformas feito especialmente para as suítes de código aberto OpenOffice.org e StarOffice tem preocupado os responsáveis por ambientes deste tipo de aplicativo. Eles temem que o fato afete a reputação da segurança das suítes.

O que irritou os adeptos ao código aberto, contudo, é o simples fato de existir um worm funcional que pode explorar as características dos scripts do OpenOffice para realizar ações potencialmente maliciosas e espalhá-las na internet.

Os vírus de macro têm sido espalhados há décadas devido a um problema muito conhecido no Microsoft Office. O que aumenta a perplexidade é que foi criado um worm prova de conceito que pode explorar o OpenOffice, suíte relativamente nova, exatamente da mesma forma.

O Badbunny roda quando um usuário abre um arquivo chamado badbunny.odg. Ele tenta baixar e mostrar a imagem de um homem em um terno de coelho em meio a um ato sexual na floresta, de acordo com a Sophos.

O worm carrega diferentes ações, que variam de acordo com o sistema operacional - Mac OS X, Linux ou Windows. No Linux, ele tenta espalhar o worm via XChat ou scripts de mIRC.

O diretor da Sophos, Mark Harris, disse que o worm parece foi escrito apenas para provar que o OpenOffice e o StarOffice podem facilmente suportar este tipo de malware.

Integrantes da comunidade de código aberto disseram ser absurdo que nenhum mecanismo tenha sido ajustado, mesmo em aplicações modernas de código aberto, para eliminar tais perigos como o vírus de macro.


*****************************************

Por ser aberto, ele é mais seguro, dizem alguns.
Depende do referencial, digo eu.

Tenho pena de quem tem dor no cotovelo, para publicar isso.



Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

3 comentários:

Anônimo disse...

Hehehe, desculpe, mas do jeito que você escreve, parece que é você quem tem dor de cotovelo. Não sei que tipo de recalque você tem com o Augusto Campos (e, francamente, não me interessa, então poupe-me dos detalhes), mas o jeito que você lida com isso parece... muito infantil.

Aprenda a fazer essa crítica de forma mais profissional e civilizada, porque se esse blog é a melhor critica à comunidade de software livre que existe por aí, me parece que ela não tem nada a temer. Afinal, 'zealot' por 'zealot,' você parece ser apenas mais um, caro "crítico."

(Antes que você me chame de "covarde" por eu não querer dizer quem eu sou, considere ao menos o caráter informativo desse comentário, e no dia que você demonstrar mais maturidade e nível mais elevado valerá a pena preencher aquele campo "identidade." Se eu colocasse meu nome aqui, receivo que só serviria pra você me enviar "hate mail" de volta ou talvez pra você se posicionar como vítima, alimentando a fogueira que é este blog.)

Anônimo disse...

fud

Anônimo disse...

Alves da Rocha, acho que teu blog é como parte do teu nome:

Tosco e cara dura (como uma rocha!)

Como alguém pode criticar Linux e defender biadows? Tem pessoas que criticam Linux porque gostam do Mac ou de um FreeBsd, BSD, etc..

Mas criticar Linux para defender biadows? .. você tem uma CARA DE ROCHA!