quarta-feira, maio 23

Mark Shuttleworth para radicais: Microsoft não é a maior ameaça.


Referindo-se as patentes, o criador da distro Ubuntu (que eu ja usei) referiu que a Microsoft não é o maior problema na questão de patentes. Ele afirma inclusive q a Microsoft poderá brevemente deixar essa polemica de lado, porque apenas prejudica ela.

Segundo esta frase retirada do Br-Linux:

Na conclusão do post, Shuttleworth esclarece que não pretende demonizar os detentores de patente. Ele argumenta que essas empresas ou pessoas não são exploradores, mas apenas bons inventores que conseguiram investimento e atuam dentro da lei. "O problema não está nos detentores de patente, mas sim no sistema de patentes", conclui.”

Um facto que me vem a mente agora, é que alguns anos atrás, a IBM referiu que nao iria processar qualquer usuario de software livre, se este violasse alguma das suas milhares de patentes. Eu nao sei até que ponto e até QUANDO, isso pode ser verdade (daqui a 30 anos por exemplo).

Se a maior parte dos partidarios do software livre tivessem essa visao genial dum cara tao inteligente como o Shuttleworth (que ja teve sucesso vendendo software proprietario), certamente quye contribuiriam melhor para a sua comunidade. O radicalismo (xiitismo) exagerado nao leva a nenhuma solução, atrapalha confunde e até afugenta (como aconteceu comigo).

Infelizmente o que está faltando para a maioria deles, é isso mesmo. Inteligencia e experiencia em desenvolvimento de software (que software o Augusto Campos já desenvolveu?), se eles tivessem isso, certamente que as suas posturas seriam menos maliciosas e conseguiriam atrair mais gente inteligente, em vez de cegos ideologicos e nada tecnicamente habilitados, como aqueles que o Augusto Campos gosta de ver comentar.

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

Nenhum comentário: