quarta-feira, maio 23

E agora? Autor da GPL diz que Google tem dever moral de revelar códigos

Companhias como o Google, que estruturam seus negócios em softwares como o Linux, têm o dever moral de contribuir com a comunidade de software livre, disse um proeminente advogado do software livre na quinta-feira (23/05).

Eben Moglen, professor da Universidade de Columbia e presidente da Software Freedom Law Center, acrescentou ainda que esta seria uma boa atitude, já que as licenças não vão exigir que isso seja feito em curto prazo.


O Google já contribui para muitos projetos de código aberto, incluindo o Linux, mas observadores dizem que ele poderia fazer mais. Mas segundo Moglen não há planos de forçar um modelo de contribuição pela GPL.

“Eles têm responsabilidades éticas e morais de retornar pelo menos as modificações que são críticas ao seu negócio e que têm valor à comunidade”, defendeu ele. “Veremos com o tempo se serão necessárias medidas adicionais para garantir colaboração na comunidade”.

O Google ampliou seus esforços em software livre nos últimos dois meses, segundo Chris DiBona, gerente de programas de código aberto do Google, por e-mail. Recentemente o Google e a FSF fecharam um acordo de contribuição que permite à empresa colaborar mais em projetos como o GNU C Compiler e fazer correções para o Emacs e outras ferramentas para Linux.


Nao acho que o Google vai 'revelar' grandes coisas, isso é quase como segredo de estado, seria vender a empresa para a concorrencia. Vao concerteza dar umas contribuiçõeszitas, para alegrar a galera.

Retirado de: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/05/23/idgnoticia.2007-05-23.3081941386

Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

Nenhum comentário: