segunda-feira, junho 4

Microsoft faz acordo de patentes com mais um distribuidor Linux

via

A Microsoft assinou um novo acordo com distribuidor Linux para licenciamento de patentes e colaboração, nos moldes da polêmica aliança com a Novell anunciada no ano passado.

A Xandros, que oferece versões do Linux para desktop e servidores, é a nova parceira da empresa no licenciamento de propriedade intelectual, disse Bob Muglia, vice-presidente de Servidores e Ferramentas de Negócios da Microsoft durante uma apresentação na conferência TechEd 2007, em Orlando.

Muglia deu poucos detalhes do acordo, dizendo apenas que ele segue o modelo da aliança firmada com a Novell.

“A Xandros terá licença sobre a nossa propriedade intelectual”, disse ele. “Eles assumiram a posição de ajudar os clientes a garantir que quando usem software livre, que a propriedade intelectual que a indústria criou seja parte dele”.

Um comunicado à imprensa divulgado nesta segunda-feira (04/06) detalhou o acordo, confirmando que ele inclui um “compromisso” para proteger os clientes da Xandros de potenciais acusações de infração de patentes pela Microsoft.

Recentemente, a Microsoft disse que iria perseguir agressivamente royalties por patentes que diz possuir ligadas a tecnologias presentes em sistemas livres, como o Linux. A companhia admitiu que ao invés de ir para a justiça, deve assinar acordos de licença cruzada com distribuidores de código aberto.

Além do acordo de patentes, a aliança entre as empresas prevê cooperação entre a Xandros e a Microsoft para tornar os produtos Microsoft System Center e Xandros Systems Management mais interoperáveis.

A Xandros participa ainda dos esforços para uso e participação dos protocolos de Web Services (WS) Management, que a Microsoft apóia.


Alves da Rocha (O Critico da comunidade Linux)

Nenhum comentário: